12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é a principal causa infecciosa de óbitos em menores de 5 anos. Nos casos graves que requerem tratamento intravenoso (IV), a transição do antimicrobiano para via oral (VO) pode ser realizada dentro das primeiras 48 a 72 horas sem prejuízo no tratamento. Entretanto, frequentemente a terapia IV é utilizada de forma desnecessária e prolongada, principalmente em países de baixa renda.
Objetivo: Avaliar o impacto da aplicação de um checklist para terapia sequencial antimicrobiana IV para VO em pacientes pediátricos hospitalizados com pneumonia não complicada adquirida na comunidade.
Metodologia: Estudo de intervenção realizado em um hospital público pediátrico com análise dos dados antes e depois da implementação do checklist com critérios para terapia sequencial após 48 e 72 horas de internação. Os critérios de elegibilidade foram: boa tolerância de líquidos VO, ausência de vômitos, melhora do desconforto respiratório (sem uso de musculatura acessória e melhora da taquipneia), ausência de sinais de letargia, melhora do padrão da febre. O grupo de comparação retrospectiva pré‐implementação consistiu em 88 pacientes (48M/40F) com mediana de idade de 14,4 (IQ 10,8‐22,7) anos internados entre novembro/2017 e outubro/2018. O grupo pós implementação incluiu 36 pacientes (20M/13F) com mediana de idade de 18,5 (IQ 11‐29,25) anos entre outubro/2018 a julho/2019. Os resultados estão representados por mediana e intervalos interquartis (IQ) e os grupos foram comparados através do teste de Mann‐Whitney considerando p<0,05 estatisticamente significativo.
Resultados: A terapia sequencial foi realizada em 48% dos pacientes no período pré‐intervenção e em 97% dos pacientes após intervenção. Uma diferença estatisticamente significativa foi observada entre os grupos pré‐intervenção e pós‐intervenção em relação ao tempo de terapia IV (4 dias versus 3 dias, p<0,01), tempo de terapia VO (6 dias versus 5 dias, p=0,0143), tempo total de tratamento (10 dias versus 7 dias, p<0,01) e tempo de internação (5,5 dias versus 4,5 dias, p=0,0392).
Discussão/Conclusão: A implementação do checklist foi efetiva em estimular a terapia sequencial antimicrobiana reduzindo o tempo de terapia IV com redução no tempo de internação e economia de custos com antibióticos.