Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐327
Full text access
APLICAÇÃO DE CHECKLIST PARA TERAPIA SEQUENCIAL ANTIMICROBIANA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS HOSPITALIZADOS COM PNEUMONIA NÃO COMPLICADA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE
Visits
2408
Ronaldo Morales Junior, Aline da Graça Fevereiro, Camila Canuto Campioni, Ingrid Alexandre Boscatte Alves, Anna Carlota Mott G. de A Barrientos, Alessandra de Melo Tunes, Debora Lira Silva da Costa, Iuri Adônis de Souza Nascimento, Michele Agostinho Conde, Patrícia Rezende
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é a principal causa infecciosa de óbitos em menores de 5 anos. Nos casos graves que requerem tratamento intravenoso (IV), a transição do antimicrobiano para via oral (VO) pode ser realizada dentro das primeiras 48 a 72 horas sem prejuízo no tratamento. Entretanto, frequentemente a terapia IV é utilizada de forma desnecessária e prolongada, principalmente em países de baixa renda.

Objetivo: Avaliar o impacto da aplicação de um checklist para terapia sequencial antimicrobiana IV para VO em pacientes pediátricos hospitalizados com pneumonia não complicada adquirida na comunidade.

Metodologia: Estudo de intervenção realizado em um hospital público pediátrico com análise dos dados antes e depois da implementação do checklist com critérios para terapia sequencial após 48 e 72 horas de internação. Os critérios de elegibilidade foram: boa tolerância de líquidos VO, ausência de vômitos, melhora do desconforto respiratório (sem uso de musculatura acessória e melhora da taquipneia), ausência de sinais de letargia, melhora do padrão da febre. O grupo de comparação retrospectiva pré‐implementação consistiu em 88 pacientes (48M/40F) com mediana de idade de 14,4 (IQ 10,8‐22,7) anos internados entre novembro/2017 e outubro/2018. O grupo pós implementação incluiu 36 pacientes (20M/13F) com mediana de idade de 18,5 (IQ 11‐29,25) anos entre outubro/2018 a julho/2019. Os resultados estão representados por mediana e intervalos interquartis (IQ) e os grupos foram comparados através do teste de Mann‐Whitney considerando p<0,05 estatisticamente significativo.

Resultados: A terapia sequencial foi realizada em 48% dos pacientes no período pré‐intervenção e em 97% dos pacientes após intervenção. Uma diferença estatisticamente significativa foi observada entre os grupos pré‐intervenção e pós‐intervenção em relação ao tempo de terapia IV (4 dias versus 3 dias, p<0,01), tempo de terapia VO (6 dias versus 5 dias, p=0,0143), tempo total de tratamento (10 dias versus 7 dias, p<0,01) e tempo de internação (5,5 dias versus 4,5 dias, p=0,0392).

Discussão/Conclusão: A implementação do checklist foi efetiva em estimular a terapia sequencial antimicrobiana reduzindo o tempo de terapia IV com redução no tempo de internação e economia de custos com antibióticos.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools