12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: A vancomicina é amplamente prescrita para pacientes pediátricos com infecções bacterianas por patógenos gram‐positivos. O monitoramento dos níveis séricos no vale tem sido utilizado na prática clínica, embora as evidências que relacionem o vale com a área sob a curva de concentração de vancomicina por tempo (ASC) permaneçam limitadas.
Objetivo: Avaliar a eficácia da terapia com vancomicina através do monitoramento dos níveis séricos utilizando uma abordagem farmacocinética‐farmacodinâmica (PK/PD) em pacientes pediátricos.
Metodologia: Foram estudados pacientes pediátricos sépticos em uso de vancomicina com função renal normal em unidades críticas de um hospital privado de São Paulo, no período de janeiro a setembro de 2020. A dose inicial foi 40‐60mg/kg/dia. A amostra sanguínea foi coletada no estado de equilíbrio na 2ª e 6ª hora após o início da infusão. Um modelo monocompartimental com cinética de primeira ordem foi usado para estimar os parâmetros farmacocinéticos. Os resultados são apresentados em mediana e intervalo interquartil (IQ). O alvo terapêutico foi definido como ASCss0‐24/CIM≥ 400 e <600mg.h/L.
Resultados: O estudo incluiu 10 pacientes, sendo 6 deles do sexo feminino. A mediana de idade foi 1,0 (IQ 0,6‐3,7) ano. Os valores de clearance de vancomicina, volume de distribuição e meia‐vida de eliminação encontrados foram, respectivamente, 1,6 (IQ 0,5‐2,3) mL/kg/min, 0,5 (IQ 0,3‐0,8) L/kg e 3,2 (IQ 2,6‐4,0) horas. A mediana do vale foi 9,2 (IQ 6,5‐12,9) mg/L e da ASCss0‐24/CIM 478,0 (IQ 289,3‐590,9) mg.h/L. Com o regime empírico, apenas em 4 pacientes (40%) o alvo terapêutico foi atingido. Em geral, com valores mais altos de vale, foi alcançada uma ASCss0‐24/CIM mais alta, porém com baixo valor de correlação (R2=0,69).
Discussão/Conclusão: A maioria dos pacientes não atingiu o alvo terapêutico com o regime inicial e a implementação do monitoramento baseado em PK/PD permitiu estimar os parâmetros farmacocinéticos e individualizar a terapia a partir de ajustes de dose em tempo real. Além disso, os níveis séricos no vale mostraram baixo poder preditivo da ASCss0‐24/CIM. Portanto, é prudente monitorar a exposição à vancomicina estimando diretamente a ASCss0‐24/CIM para maximizar a eficácia antimicrobiana.