12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: Pacientes pediátricos pós‐transplante hepático apresentam risco elevado de infecção e frequentemente recebem antimicrobianos de amplo espectro, no mesmo esquema posológico utilizado em outras condições críticas. Nessa população as múltiplas alterações fisiopatológicas podem alterar também os parâmetros farmacocinéticos.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia microbiológica da vancomicina por meio de uma abordagem farmacocinética‐farmacodinâmica (PK/PD).
Metodologia: Série de casos com quatro pacientes pós‐transplante hepático, com função renal preservada, os quais foram incluídos para o monitoramento de vancomicina baseado na abordagem PK/PD entre janeiro e setembro de 2020. O sangue foi coletado na 2ª e 6ª hora do início da infusão no estado estacionário. A cobertura antimicrobiana e os parâmetros farmacocinéticos foram estimados após a dose empírica de 10‐15mg/kg/dose q6h utilizando o modelo de um compartimento com cinética de primeira ordem. O alvo terapêutico foi definido pela razão entre a área sob a curva (ASCss0‐24) e a concentração inibitória mínima (CIM): ASCss0‐24//CIM ≥ 400.
Resultados: Os parâmetros farmacocinéticos do paciente #1 (6 meses; 6,2kg), paciente #2 (7 meses; 4,9kg), paciente #3 (7 meses; 7,3kg) e paciente #4 (12 meses, 5,8kg) foram respectivamente, volume de distribuição (0,3 L/kg; 0,5L/kg; 1,1L/kg; 0,8L/kg), meia vida biológica (3,3h; 5,4h; 2,9h; 4,2h) e clearance da vancomicina (1,1mL/min*kg; 1,2mL/min*kg; 4,5mL/min*kg; 2,3mL/min*kg). Os parâmetros obtidos para cada paciente foram comparados aos valores reportados em voluntários sadios. Apenas o paciente #2 atingiu alvo terapêutico após a dose empírica. Os pacientes #1, #3 e #4 atingiram o alvo após o ajuste individualizado da posologia. Os pacientes #3 e #4 apresentaram clearance de vancomicina elevado, necessitando de aumento da dose empírica para atingir alvo (80mg/kg/dia); enquanto o paciente #1 apresentou menor clearance, necessitando de doses menores (30mg/kg/dia).
Discussão/Conclusão: Os parâmetros farmacocinéticos de vancomicina encontram‐se alterados nos pacientes pediátricos sépticos pós‐transplante hepático. O monitoramento baseado na abordagem PK/PD permitiu individualizar a terapia a partir de ajustes de dose em tempo real e pode garantir a eficácia do glicopeptídeo amplamente prescrito na terapia antimicrobiana destes pacientes.