12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: Durante a pandemia do novo coronavírus, a telemedicina consolidou‐se como ferramenta de grande relevância tanto para leigos quanto para profissionais. Nesse contexto, a tele‐educação tornou‐se importante ferramenta de atualização e capacitação.
Objetivo: Avaliar o uso de ferramentas de tele‐educação na atualização de leigos e profissionais da saúde durante a pandemia de coronavírus.
Metodologia: Foi elaborado um questionário com 12 perguntas no Google Forms. As respostas foram obtidas entre os meses de julho e agosto de 2020 e analisadas com auxílio Software estatístico SPSS for Windows?, utilizando‐se estatística descritiva.
Resultados: 69 voluntários participaram da investigação, sendo 43 (62,3%) do sexo feminino e 26 (37,7%) do sexo masculino. A idade variou de 19 a 69 anos, sendo a mediana das idades de 33,5 anos. As respostas foram disponibilizadas por três diferentes grupos: estudantes de cursos da saúde ‐ 20 (29%); 20 leigos (29%) e profissionais da saúde ‐ 29 (42%). As mídias eletrônicas, mais utilizadas: rede social (91%), sites oficiais governamentais (5,6%) e 2,8% procuram informações em artigos científicos e boletins epidemiológicos. Em relação aos temas mais abordados, observou‐se: dados epidemiológicos (37,7%), tratamento (24,6%), vacina (17,4%), prevenção (13%), testes e diagnósticos (2,9%), forma de transmissão (1,4%) e 5,7% dos participantes que não possuem algum interesse especial. O formato preferível para obtenção de conteúdo foi em texto (47,8%), no entanto 34,8% preferem em formato de vídeo, 15,9% em imagem e apenas 1,4% por áudio isolado. Quando analisados separadamente os subgrupos, observou‐se que os dados apresentaram padrão semelhante em relação aos locais de busca de informação e temas procurados. Por outro lado, o formato da busca foi diferente. No grupo de leigos e estudantes, maior ocorrência de busca por vídeos, em detrimento aos demais formatos. No caso dos profissionais, o texto continuou sendo o mais procurado.
Discussão/Conclusão: A tecnologia tornou‐se uma aliada como ferramenta de atualização e capacitação para profissionais e leigos. A tele‐educação pode auxiliar nesse processo, devendo haver uma especificidade na produção do material. Os resultados aqui encontrados podem auxiliar na elaboração de temas de maior procura e no formato mais adequado para cada perfil de consumidor do conteúdo, buscando a capacitação adequada e acima de tudo, a informação científica, responsável e de qualidade.