Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐331
Full text access
A ALTERAÇÃO DE CONDUTA MÉDICA NA PRESCRIÇÃO DE ANTIMICROBIANO GUIADA PELAS CULTURAS, BIOMARCADORES E ABORDAGEM PK/PD DE MEROPENEM EM PACIENTE SÉPTICO GRANDE QUEIMADO COM INFECÇÃO CAUSADA POR P AERUGINOSA RESISTENTE À AMICACINA
Visits
1748
Gabriela Otofuji, João Manuel da Silva Jr, Élson Mendes da Silva, Aline Sandré Gomides, Adriana Rocha, David de Souza Gomez, Vera Lúcia Lanchote, Silvia Regina Cavani Jorge Sa
Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Ag. Financiadora: FAPESP

Nr. Processo: 2018/05616‐3

Introdução: Na internação prolongada de paciente crítico na UTI, o de‐escalonamento de beta lactâmicos nas infecções causadas por Gram‐negativos é comum para se evitar o desenvolvimento de resistência bacteriana durante a terapia intensiva.

Objetivo: Avaliar a efetividade do meropenem contra isolados de Pseudomonas aeruginosa resistente à amicacina em um paciente séptico grande queimado em diálise contínua.

Metodologia: Protocolo foi aprovado pelo comitê de ética do hospital CAEE 07525118.3.0000.0068. Trata‐se de um paciente adulto queimado, masculino, 51 anos, 60kg e 1,70 m trazido em 31/05/2019 por helicóptero ao hospital público após acidente de trabalho de trauma térmico por explosão de caldeira e politraumatismo. As características do paciente na admissão foram superfície corporal total queimada de 55%, escore SAPS*3 de 61, risco de óbito de 66%, apresentando queimaduras de 2° e 3° graus por óleo em abdômen, coxa anterior e posterior, glúteos, MSD‐E/D. Este paciente exigiu internação prolongada devido a necessidade de inúmeras intervenções cirúrgicas de desbridamento‐enxertia e de amputação. As infecções causadas por Gram (+) e Gram (‐) deste paciente nas primeiras semanas foram tratadas com a vancomicina combinada a um beta‐lactâmico, piperacilina ou meropenem. No 48° dia de UTI, foi isolada Serratia marcences, CIM 0,25mg/L de hemocultura, e iniciada a terapia com amicacina 1g q24h com boa evolução clínica do paciente. No 50° dia, o paciente foi submetido à cirurgia de desbridamento‐enxertia de MSD, e no 2° PO, apresentou 38,1°C, PCR aumentado e leucocitose. Isolou‐se P. aeruginosa (Amicacina/R e Meropenem/S, acrescentando‐se à terapia com amicacina, o meropenem 1g q8h no paciente em diálise contínua. Efetuou‐se a coleta de duas amostras sanguíneas para dosagem sérica dos antimicrobianos por cromatografia para o paciente em terapia intensiva em seguimentos consecutivos. A abordagem PK/PD foi aplicada para estimar o índice de efetividade recomendado para o meropenem, 100% fΔT>CIM, e os dados foram comparados aos reportados na literatura para voluntários sadios.

Resultados: A negativação das culturas ocorreu com 10 dias pelo tratamento com meropenem, e o desfecho clínico foi atingido pela erradicação clínica e microbiológica da Pseudomonas aeruginosa (CIM 4mg/L) pelo carbapenêmico.

Discussão/Conclusão: A alteração de conduta médica foi guiada pelas culturas, biomarcadores e abordagem PK/PD, garantindo a cobertura do carbapenêmico contra a P aeruginosa, CIM 4mg/L.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools