Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
AO 17
Full text access
TROCA PARA UM REGIME COM 2 MEDICAMENTOS DOLUTEGRAVIR / LAMIVUDINA (DTG / 3TC) EM DOSE FIXA COMBINADA É NÃO INFERIOR A CONTINUAR COM UM REGIME DE 3 MEDICAMENTOS POR 48 SEMANAS EM UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO (SALSA)
Visits
2780
Josep M. Llibrea, Carlos Britesb, Chien-yu Chengc, Olayemi Osiyemid, Carlos Galerae, Laurent Hocquelouxf, Franco Maggiolog, Olaf Degenh, Libby Blairi, Brian Wynnei, James Oyeej, Mark Underwoodi, Lloyd Curtisj, Gilda Bontempoi, Jean van Wykk, Jucival Fernandesl
a Hospital Universitari Germans Trias i Pujol, Barcelona, Espanha
b Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil
c Department of Infectious Diseases, Taoyuan General Hospital, Ministry of Health and Welfare, Taoyuan, Taiwan
d Triple O Research Institute PA, West Palm Beach, Estados Unidos
e Hospital Clínico Universitario Virgen de la Arrixaca, Murcia, Espanha
f Centre Hospitalier Régional d'Orléans, Orléans, França
g ASST Papa Giovanni XXIII, Bergamo, Itália
h Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf, Hamburgo, Alemanha
i ViiV Healthcare, Research Triangle Park, Estados Unidos
j GlaxoSmithKline, Brentford, Reino Unido
k ViiV Healthcare, Brentford, Reino Unido
l GlaxoSmithKline, Brasil
Ver más
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info

A eficácia não inferior a longo prazo do regime de 2 medicamentos foi demonstrada em estudos de 144 semanas em virgens de tratamento e pacientes experimentados com um bom perfil de segurança e uma alta barreira à resistência. Avaliamos a eficácia e segurança da mudança para combinação de dose fixa DTG/3TC em adultos com HIV-1 em uso de qualquer regime antirretroviral (CAR) atual. SALSA é um estudo randomizado, controlado e aberto. Os participantes com RNA de HIV-1 <50 c/mL por> 6 meses em um esquema de 3/4DR sem falha virológica anterior ou mutações associadas à resistência a inibidor da transcriptase reversa de nucleosídeo (NRTI) ou DTG foram randomizados 1:1 (estratificado pela classe de terceiro agente da linha de base ) para mudar para DTG/3TC ou continuar CAR por 52 semanas. O desfecho primário foi a proporção de participantes com RNA de HIV-1 plasmático ≥50 c/mL na semana 48 (população exposta por intenção de tratamento ; falha virológica instantânea). Estimativas e intervalos de confiança foram baseados em análise estratificada usando o teste Cochran-Mantel-Haenszel ajustados para a terceira classe de agente da linha de base. No geral, 493 participantes foram randomizados (59% brancos; 39% mulheres; 39% com idade ≥50 anos; 50%/40%/10% com não NRTI/inibidor da integrase/inibidor da protease no início do estudo). DTG/3TC não foi inferior ao CAR contínuo na semana 48 usando análise de falha virológica instantânea (DTG / 3TC, 1/246 [0,4%]; CAR, 3/247 [1,2%]; diferença de tratamento ajustada [IC de 95%], -0,8% [-2,4%, 0,8%]); os resultados foram consistentes com a análise de resposta virológica instantânea (DTG/3TC, 232/246 [94,3%]; CAR, 229/247 [92,7%]; diferença de tratamento ajustada [IC de 95%], 1,6% [-2,8%, 5,9% ]). Nenhuma retirada virológica confirmada ou resistência observada ocorreu em nenhum dos grupos. Os resultados gerais de segurança foram comparáveis entre os grupos DTG/3TC e CAR quanto à frequência de quaisquer eventos adversos (AEs; 73% vs 70%), AEs que levam à retirada (2% vs 1%) e AEs graves (3% vs 6% ), respectivamente. Conclusão: No SALSA, a mudança para DTG/3TC foi não inferior à continuação da CAR na manutenção da supressão virológica na semana 48, com um perfil de segurança consistente com as bulas de DTG e 3TC. Ao longo de 48 semanas, o esquema com 2DR (DTG/3TC) oferece uma opção de troca com menos drogas antirretrovirais em comparação com 3/4DRs tradicionais, sem aumento do risco de falha virológica ou resistência.

Full text is only available in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools