Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
SURTO NOSOCOMIAL DE BETACORONAVÍRUS EM SÃO PAULO APÓS REDUÇÃO DE CASOS DE COVID-19
Visits
254
Tânia do Socorro Souza Chavesa,
Corresponding author
tania.chaves@uol.com.br

Corresponding author.
, Ana Helena Perosab, Gabriela Barbosab, Diogo Ferreirac, Nancy Belleib
a Instituto Evandro Chagas/Ministério da Saúde, Belém, PA, Brasil
b Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
c CCIH – Hospital São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivo

A pandemia de COVID-19 ocasionou mudanças de comportamento social sem precedentes. O coronavírus humano OC43 (HcoV-OC43) é responsável por resfriado comum e pode evoluir com infecções do trato respiratório inferior (ITRI) em crianças, idosos com doenças crônicas e indivíduos imunossuprimidos. O objetivo deste estudo foi descrever o surto de HcoV-OC43 no Hospital São Paulo, entre março e junho de 2023 entre profissionais de saúde (HÁ) e pacientes hospitalizados (PH).

Método

A detecção de HcoVs foi realizada por RT-PCR multiplex em tempo real com primers e sondas específicos para os HcoVs OC43, 229E, HKU-1 e NL63.

Resultados

De março a junho, 724 amostras de swab nasofaríngeo foram testadas no Laboratório de Virologia do Hospital São Paulo, sendo 359 PH (50,4%) e 359 HÁ (49,6%) com infecção respiratória aguda (IRA). Entre as amostras testadas 9,1% (66/724) foram positivas para HcoVs e negativas para SARS-CoV-2, influenza e vírus sincicial respiratório. Das 66 amostras positivas, 25,8% (17/66) foram obtidas de PH (média de idade 36,3 anos; IQR: 6-65) e 74,2 (49/66) de HÁ (média de idade 42,1; IQR: 32-52). No grupo dos HÁ, 44 amostras foram positivas para HcoV OC43, quatro para HcoV-NL63 e uma HcoV-229E. No grupo de PH, 15 casos foram positivos para OC43 (88,2%), um para HKU-1 (5,9%) e um NL63 (5,9%). Sete PH eram imunossuprimidos (46,7%) e oito relataram alguma condição preexistente (53,3%), como doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças cardíacas, renais e hematológicas. Dois PH infectados pelo HcoV OC43 (13,3%) foram a óbito, sendo uma criança e um adulto, ambos imunossuprimidos. Dois PH (13,3%) necessitaram de internação em unidade de terapia intensiva. Entre os PH com HcoV- OC43, 60% (9/15) apresentaram achados de imagem compatíveis com ITRI, que revelaram desde opacidades pulmonares, infiltrado intersticial bilateral, consolidações, micro nódulos centro lobulares em padrão de vidro fosco, unifocais ou multifocais e distribuição predominante nos lobos inferiores.

Conclusão

A atenção no manejo de pacientes de risco e a vigilância laboratorial permanente e continuada na investigação de outros vírus respiratórios são imprescindíveis a fim evitar casos de transmissão nosocomial do HcoV OC43, especialmente em pacientes imunossuprimidos. Estudos pré-clínicos demonstram que o nirmatrelvir/ritonavir pode ser uma molécula antiviral promissora para as formas graves de evolução do HcoV, como nos casos deste relato de surto causado pelo OC43.

Palavras-chave:
Infecção respiratória do trato inferior HcoV-OC43 Infecção nosocomial betacoronavírus
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools