Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
SUCESSO NO TRATAMENTO DE OSTEOMIELITE CRÔNICA COM TERAPIA ANTIBIÓTICA LOCAL ASSOCIADA AO CIMENTO ORTOPÉDICO: UMA SÉRIE DE CASOS
Visits
1265
Patricia Zaideman Charf
Corresponding author
patricia.charf@gmail.com

Corresponding author.
, Mauro José Salles, Isabelle Caroline Frois Brasil, Lais Sales Seiacopi, Carolina Coelho Cunha, Thomas Stravinskas Durigon, Daniel Litardi Castorino Pereira, Maria Augusta Moreira Rebouças, Adriana Macedo Dell Aquila, Carlos Augusto Finelli, Fernando Baldy dos Reis, Stefânia Bazanelli Prebianchi, Icaro Santos Oliveira
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

O tratamento antimicrobiano sistêmico empírico ou dirigido por cultura para as infecções ósseas tem classicamente demonstrado altas taxas de falha. Por outro lado, a terapia antibiótica local associada a um biomaterial com o cimento ortopédico ou polimetilmetacrilato (PMMA), tem progressivamente mostrado altas taxas de resolutividade e poucos eventos adversos locais e sistêmicos. Este estudo avalia o desfecho de sobrevida livre de infecção após a terapia antibiótica local no tratamento das osteomielites crônicas e infecções associadas à fratura (IAF).

Método

Estudo de série de casos com seguimento ambispectivo para avaliar a taxa de controle de infecção óssea em pacientes com osteomielite crônica cavitaria e IAF que foram tratados com terapia antibiótica local associado à PMMA, e acompanhados no Grupo de Infecções Musculoesqueléticas de um Hospital Universitário Terciário, de abril de 2020 a maio de 2023. Foram excluídos os pacientes com artroplastias infectadas.

Resultados

No total, oito pacientes com osteomielite e 13 com IAF foram avaliados, sendo 15 (71%) homens, com média de idade de 42 anos (DP+- 18-72). A comorbidade mais comum foi o tabagismo (23%). Infecção em tíbia e fêmur foram predominantes (90%), seguido de coluna e úmero. Em 20 pacientes (95%) foi usado o PMMA como veículo para o antibiótico e em 1 (5%), biocerâmica. O cimento foi diluído apenas com vancomicina em 15 casos (71%) e em associação com gentamicina em 6 (28%). Dezesseis pacientes (76%) receberam tratamento sistêmico, enquanto 6 (28%) receberam apenas tratamento local. Foram identificados microrganismos em 95% dos casos, sendo metade infecção polimicrobiana. Trinta e sete patógenos foram isolados em culturas ósseas e de fluido de sonicação, 15 (41%) eram Staphylococcus coagulase negativos, 13 Staphylococcus aureus, 4 Bacilos Gram-negativos, 3 Streptococcus spp. e 2 Enterococcus faecalis. O tempo médio de seguimento foi de 9 meses (2 – 19 meses). Três pacientes (15%) tiveram recorrência de sintomas, enquanto 18 (85%) permanecem assintomáticos. Todos os 3 receberam também terapia antimicrobiana sistêmica.

Conclusão

O tratamento para osteomielite com terapia antibiótica associado ao PMMA e outros biomateriais se mostrou eficiente como terapia adjuvante. Mais estudos são necessários para padronização de materiais e doses.

Palavras-chave:
Cimento ortopédico Terapia antibiótica local Falha terapêutica
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools