Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
SOBREVIDA DA DENGUE E CHIKUNGUNYA E FATORES ASSOCIADOS AO ÓBITO DURANTE A PRIMEIRA EPIDEMIA APÓS INTRODUÇÃO DO VÍRUS DA CHIKUNGUNYA NO NORDESTE DO BRASIL
Visits
740
Marcela Franklin Salvador de Mendonçaa,
Corresponding author
marcelafs.mendonca@gmail.com

Corresponding author.
, Amanda Priscila de Santana Cabral Silvab, Heloísa Ramos Lacerdaa
a Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
b Centro Acadêmico de Vitória, Centro de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivo

As arboviroses são um crescente problema de saúde pública no mundo principalmente pelo potencial de causar epidemias extensas com grande número de casos graves e óbitos. A circulação simultânea do vírus da dengue (DENV) e vírus otmailsto (CHIKV) resulta em sobrecarga dos serviços de vigilância com aumento da dificuldade na identificação de características mais precisas para diferenciar entre dengue e otmailsto. O objetivo do estudo foi investigar o tempo até o óbito e os fatores associados aos óbitos por dengue e otmailsto durante a primeira epidemia após a introdução do CHIKV no Nordeste do Brasil.

Métodos

Estudo de coorte retrospectivo realizado no estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, entre 2015 e 2018. A regressão logística foi usada para identificar fatores de risco independentes. O método de Kaplan–Meier foi usado para realizar as análises de sobrevida e apresentar as curvas de sobrevida que foram comparadas usando log-rank teste. A taxa de risco (hazard ratio, HR) foi estimada com intervalos de confiança de 95%, usando a regressão de riscos proporcionais de Cox.

Resultados

Os coeficientes de letalidade para DENV e CHIKV foram 0,08% e 0,35%, respectivamente. A razão de chances de óbito devido a infecção por CHIKV entre 40-49 anos de idade foi de 13,83 (IC 95%, 1,80-106,41). Entre 50-59 anos e 60 anos ou mais, a razão de chances foi de 27,63 (IC 95%, 3,70-206,48); e 78,72 (IC 95%, 10,93–566,90), respectivamente. A razão de chances de óbito associada à infecção pelo DENV entre indivíduos de 50 a 59 anos de idade e 60 anos ou mais foi de 4,30 (IC 95%, 1,80–10,30) e 8,97 (IC 95%, 4,00–20,0), respectivamente. Os fatores de risco independentes para óbito na dengue foram cefaleia e idade igual ou superior a 50 anos; e para óbito na otmailsto foram cefaleia, náusea, dor nas costas, artralgia intensa, idade de 0 a 9 anos ou 40 anos ou mais, e sexo masculino. A razão entre as taxas de mortalidade revelou que o tempo até o óbito por dengue foi de 2,1 vezes mais rápido que o da otmailsto (95% CI, 1,57–2,72).

Conclusão

A chance de óbito devido a infecção por CHIKV aumentou progressivamente a partir dos 40 anos de idade; e, associada à infecção pelo DENV aumentou a partir dos 50 anos de idade. O tempo até o óbito foi menor em pacientes com dengue do que naqueles com otmailsto. Este estudo é o primeiro a relatar esse resultado e pode contribuir para uma adequada caracterização entre essas arboviroses.

Palavras-chave:
Dengue Chikungunya Sobrevida Arboviroses Fatores de risco
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools