XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoO sarcoma de Kaposi (SK) é uma neoplasia endotelial associada ao Herpesvírus Humano 8, que comumente, se restringe a lesões cutâneas e de mucosa oral. O sarcoma em sua forma clínica clássica é uma patologia rara e com incidência de 0,02 por 100 mil habitantes, com ocorrência de uma mulher para cada 10 homens. Suas formas mais agressivas incluem lesões viscerais e sangramentos internos. É classificado nas variantes: clássica, endêmica, iatrogênica e epidêmica- raro em imunocompetentes.
ObjetivosContribuir com as discussões a respeito do Sarcoma de Kaposi com o caso disseminado de uma paciente idosa imunocompetente, que iniciou com placas eritematosas, infiltradas, violáceas prevalentes em membros inferiores e abdômen há um ano. Paciente internada m enfermaria do serviço de infectologia do Hospital Heliópolis-SP. O estudo foi feito mediante obtenção de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em que o paciente autoriza utilização de dados clínicos.
DiscussãoMulher, 66 anos, natural de Santos (São Paulo), imunocompetente, com surgimento de pápulas eritematosas em membros inferiores há 1 ano, que evoluíram em 40 dias para placas infiltrativas, violáceas, pruriginosas, dolorosas, em todo corpo com predomínio em membros inferiores e abdome. O diagnóstico foi efetuado por imuno-histoquímica e anatomopatológico, com biópsia cutânea de membro inferior direito, apresentando compatibilidade com SK, positividade para CD31, ERG e HHV-8 e neoplasia em colágeno denso da derme com crescimento a cerca de estruturas pré-existentes. Estadiamento realizado com lesões compatíveis com Sarcoma de Kaposi em broncoscopia. Corticoides e antibióticos foram utilizados sem sucesso até iniciar a quimioterapia. Descartadas neoplasias por imagem e marcadores tumorais, juntamente com demais imunodeficiências primárias. Este seria um dos raros casos relatados sobre Sarcoma de Kaposi disseminado em paciente imunocompetente, descritos em literatura.