Journal Information
Vol. 22. Issue S1.
11° Congresso Paulista de Infectologia
Pages 88 (December 2018)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 22. Issue S1.
11° Congresso Paulista de Infectologia
Pages 88 (December 2018)
EP‐105
Open Access
RELATO DE CASO: ESPOROTRICOSE HUMANA, UMA ZOONOSE EMERGENTE?
Visits
9056
Laís Aguillar Gomes, Ana Clara Baz Lauretto, Ana Cristina Gales, Vivian Mota, Sarah Santos Gonçalves
Hospital Universitário São Francisco de Assis (HUSF), Bragança Paulista, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Full Text

Data: 18/10/2018 ‐ Sala: TV 10 ‐ Horário: 13:37‐13:42 ‐ Forma de Apresentação: E‐pôster (pôster eletrônico)

Introdução: A esporotricose é uma doença infecciosa crônica geralmente adquirida pela inoculação traumática de materiais contaminados por Sporothrix spp., ou por meio de mordidas e arranhões de animais doentes. Desde 1990, tem sido notada uma mudança importante no cenário epidemiológico dessa zoonose no Brasil.

Objetivo: Relatar caso de infecção cutânea disseminada pelo Sporothrix spp. em paciente de 67 anos, imunocompetente.

Metodologia: Em outubro/14, a paciente referia ter apresentado um quadro de adinamia e fraqueza, que persistiu por 30 dias, seguidas pelo aparecimento de lesões nodulares, vinhosas, não pruriginosas, em joelho esquerdo, que, posteriormente, ulceraram. Trinta dias após, a paciente notou o aparecimento de lesões similares em região maxilar direita, face anterior e posterior de antebraço direito. A paciente referia que vivia em zona rural e tinha contato íntimo com gatos doentes por esporotricose. Trouxe os seguintes exames: sorologia para Sporothrix spp., Paracoccidiodes brasilensis, VDRL e intradermoreação para leishmania negativos. Feita biópisa de pele, que demonstrou processo inflamatório linfomonocitário rico em plasmócitos sugestivo de leishmaniose. Porém, houve o crescimento de Sporothrix spp na cultura do fragmento da biópsia de pele, o qual foi posteriormente identificado por testes moleculares como S. brasiliensis. A paciente foi tratada com sucesso com itraconazol 200mg por dia durante 12 meses e permanece assintomática 30 meses após o fim do tratamento.

Discussão/conclusão: Considerando que no Estado de São Paulo o S. schenckii é a espécie mais frequentemente isolada e cuja apresentação clínica mais comum é a forma cutâneo‐linfática, o diagnóstico de S. brasiliensis deve ser considerado neste caso, pois a paciente é imunocompetente e apresenta a forma cutânea disseminada. Além disso, S. brasiliensis é a principal espécie isolada nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e recentemente tem sido considerada uma zoonose emergente no Estado de São Paulo. Este caso mostra a importância da observação das manifestações clínicas e da epidemiologia, da dificuldade no diagnóstico diferencial com leishmaniose cutânea e da necessidade do diagnóstico molecular para confirmação da espécie de Sporothrix spp.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools