Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-037
Open Access
RARA ASSOCIAÇÃO DE ANGINA DE LUDWIG E LEISHMANIOSE VISCERAL: RÁPIDA INTERVENÇÃO E DESFECHO CLÍNICO FAVORÁVEL
Visits
825
Pricila Carolinda Andrade Silva, Silvia Hees de Carvalho, Celso Silva Siqueira, Lineu de Campo Cordeiro Neto, Joyce Aparecida Rezende Parreiras, Hugo Leonardo Freitas de Sá, Wallanns Resende Santos, Sidnei Rodrigues de Faria, Francisco Martins Coelho de Souza, Guilherme Otávio Varino Cornelio
Hospital Municipal Odilon Behrens (HOB), Belo Horizonte, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

Angina de Ludwig (AL) é uma infecção polimicrobiana aguda grave, caracterizada por celulite do tecido conectivo cervical, dos espaços perimandibulares, acometendo pacientes imunocomprometidos.

Objetivo

descrever caso de um jovem recebido em uma UPA de Belo Horizonte (BH) com calazar (LV) complicada por AL, evoluindo com necessidade de traqueostomia (TQT), cervicotomia e tratamento em CTI.

Descrição

masculino, 28 anos, diabético não insulino requerente, admitido com odinofagia, edema cervical, massa palpável dolorosa em região submandibular, perda de peso significativa, astenia, icterícia, edema cervical bilateral e sepse: PA 80 × 60 MMHG; FC 120; estridor laríngeo e esplenomegalia. Houve piora súbita do edema, surgindo enfisema subcutâneo e trismo. Exames HG11,5; PLT: 79500, WBC 3690; RNI 1,52, bilirrubina direta 8 e indireta 5, creatinina 4, ureia: 139; PCR 240; TGO 332; TGP 281 e anti HIV negativo. Feito protocolo de sepse e encaminhado ao hospital, onde foi submetido a TQT e drenagem dos abscessos. Subsequentemente, foi confirmada a LV: teste rápido positivo em paciente com pancitopenia, emagrecimento e relato de mãe falecida por LV. Recebeu anfotericina B lipossomal. Evoluiu com infecção nosocomial, hematoma retroperitoneal, coágulo em TQT e parada cardíaca que respondeu à reanimação. Apresentou melhora e alta em boas condições.

Discussão / Conclusão

A LV é uma zoonose caracterizada por febre prolongada, emagrecimento, astenia, pancitopenia, hepatoesplenomegalia, podendo evoluir para óbito. A principal causa de morte em pacientes com LV é a infecção bacteriana, mas o presente caso é inusitado pela raridade da infecção, não tendo sido encontrado pelos autores relato prévio de tal complicação.

A angina de Ludwig é uma celulite difusa grave de tecidos moles do assoalho da boca e do pescoço. A infecção dos molares inferiores é a principal causa da doença, e a rápida progressão, leva a complicações potencialmente fatais, como obstrução das vias aéreas, pneumonia. A diabetes e a imunossupressão causada pela LV foram o gatilho, e na presença de infecção dentária, deflagraram o caso. O reconhecimento da entidade, e tratamento precoce: proteção das vias aéreas, antibioticoterapia e drenagem cirúrgica foram cruciais para a evolução favorável. Identificar situações de gravidade em serviços de urgência como UPAS é um desafio e a rápida transferência para hospitais com melhores condições pode determinar desfechos clínicos favoráveis.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools