Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐400
Full text access
PULMÃO DE LENTILHA. DESCRIÇÃO DE CASO CLÍNICO NO HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL DE SÃO PAULO
Visits
1955
Durval Alex Gomes Costa, Ana Flavia Forato Pereira, Amanda Fernandes Takenaka, Leticia Verona M. Costa, Marcella Gonsalez M. Rolim, Julia Lucena Domingues, Marli Sasaki, Marcelo Mileto Mostardeiro, Augusto Yamaguti
Hospital do Servidor Público Estadual, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A “pneumonia da lentilha”–PL–é pneumonite granulomatosa causada pela broncoaspiração de repetição de alimentos, com achados radiológicos de opacidades micronodulares mal definidas.

Objetivo: Relato de caso de Pneumonia da lentilha em paciente submetido a esvaziamento linfonodal devido carcinoma espinocelular (CEC) de laringe.

Metodologia: Foi utilizada consulta em prontuário de maneira retrospectiva, contendo dados clínicos, laboratoriais e de anatomia patológica.

Resultados: H.Y, masculino, 70 anos. Quadro de tosse há 6 meses, perda ponderal importante (14kg) e há um mês da internação tinha calafrios, febre não aferida e prostração. Há 1 semana evoluiu com dispnéia, piora da tosse basal associado a escarro amarelo‐esverdeado e fétido. Antecedentes: DM2, hipotireoidismo, tabagismo pregresso, CEC de prega ariepiglótica e seio piriforme direito (T2N1M0), QT e radioterapias curativas. Recidiva linfonodal em 2015, PAAF positivo para CEC e esvaziamento cervical em 2016, QT e RT subsequentes. Tomografia de Tórax na admissão tinha consolidações em vidro fosco em lobos inferiores e lobo médio, com opacidades nodulares centrolobulares, enfisema e bolhas subpleurais e nódulos bilaterais, menores que 0.4cm. Havia reticularidade subpleural bilateral, com quadro sugestivo de Tuberculose de disseminação broncogênica. Internou com diagnóstico diferencial de COVID‐19, além de infiltrado em vidro fosco e dessaturação. Broncoscopia com biópsia transbrônquica com denso processo inflamatório crônico, fibrose, pneumonia organizante e presença de partículas vegetais circundadas por reação gigantocelular. Este achado favorece o diagnóstico de pneumonia aspirativa com partículas vegetais (PL). Baciloscopia e pesquisa de fungos negativa no lavado brônquico e pesquisa no escarro. PCR Sars Cov2 negativo. Paciente recebeu antibioticoterapia e suporte clínico, evoluindo com alta hospitalar após 21 dias de tratamento.

Discussão/Conclusão: Pacientes com disfunção da deglutição após quimioterapia e radioterapia necessitam de fonoterapia e fisioterapia estimulatória para suprir a perda da função dos nervos e músculos retirados/lesados durante o tratamento. As pneumonias aspirativas são condições de repetição neste grupo, e a PL é condição descrita em literatura mais frequentemente neste perfil de paciente.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools