Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PROTOCOLO DE ISOLAMENTO DE BACTERIÓFAGOS PARA PSEUDOMONAS AERUGINOSA A PARTIR DE AMOSTRAS DE SECREÇÃO TRAQUEAL
Visits
1012
Diogo Henrique Oliveira Barbosaa,
Corresponding author
diogohenriqueob@gmail.com

Corresponding author.
, Rafaela Moraes Leala, Lyvia Rafaella Takahara Vincolettoa, Guilherme Bartolomeu Gonçalvesb, Giovana Nicolete Pereirab, Jhonatan Macedo Ribeirob, Joyce Marinho de Souzaa
a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil
b Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) constituem uma preocupação crescente que exige atenção dos profissionais da saúde, especialmente quando se trata de microrganismos resistentes a múltiplos antimicrobianos (MDR). Pseudomonas aeruginosa, um bacilo Gram-negativo não fermentador, é frequentemente associado a IRAS de alta morbimortalidade e apresenta comumente um perfil MDR. Nesse contexto, a fagoterapia tem emergido como uma alternativa promissora ao uso de antimicrobianos, consistindo no uso de bacteriófagos altamente específicos para o combate às infecções bacterianas.

Objetivos

Estabelecer um protocolo de isolamento de bacteriófago de P. aeruginosa isolada de amostra de secreção traqueal.

Metodologia

Foram utilizadas amostras de secreção traqueal provenientes do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), destinadas ao descarte. As amostras clínicas foram diluídas em tampão específico e submetidas à centrifugação. O sobrenadante resultante foi reservado e tratado com clorofórmio para reduzir a presença de células bacterianas, obtendo-se assim um lisado bacteriano que foi mantido a 7°C em geladeira. Os isolados bacterianos, previamente identificados como P. aeruginosa, foram utilizados para cultura do lisado, em meio Luria-Bertani para realização de streak e spot testes. Os plaques formados foram imersos em tampão e armazenados em geladeira para análises moleculares posteriores.

Resultados

foi isolado um bacteriófago específico para P. aeruginosa a partir de um total de 10 isolados clínicos testados durante a fase inicial do estudo. Além disso, construiu-se um banco de lisados e isolados a partir de 147 amostras clínicas para análise futura.

Conclusão

Esses achados preliminares indicam que a metodologia empregada neste estudo possui um promissor potencial para o isolamento de bacteriófagos específicos para P. aeruginosa. A busca por terapias alternativas ao uso de antimicrobianos é de suma importância para o controle adequado das IRAS e das infecções comunitárias causadas por microrganismos de difícil tratamento. Os resultados obtidos contribuem significativamente para o avanço do conhecimento científico nessa área e podem ter implicações relevantes no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde.

Palavras-chave:
Infeção Hospitalar Bacteriófagos Produtos com Ação Antimicrobiana Resistência Bacteriana a Múltiplas Droga Agente Antimicrobiano
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools