Journal Information
Vol. 28. Issue S3.
IX Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro
(November 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S3.
IX Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro
(November 2024)
Full text access
PROGRAMA DE STEWARDSHIP DE ANTIMICROBIANOS: INDICADORES DAS UNIDADES CLÍNICAS NÃO-CRÍTICAS DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO
Visits
193
Fábio de Araújo Motta, Stella Caroline Schenidt Bispo da Silva, Bianca Sestren, Fernanda Licker Cabral, Laura de Almeida Lanzoni, Harli Netto Pasquini, Marinei Campos Ricieri
Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S3

IX Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro

More info
Introdução

O Programa de Stewardship de Antimicrobianos (ASP) busca otimizar o uso desses medicamentos, assegurando sua eficácia, segurança e redução da pressão seletiva sobre os microrganismos. O ASP, composto por infectologistas, farmacêuticos e microbiologistas, realiza o acompanhamento dos pacientes em uso de antimicrobianos (ATM), com registro e análise das intervenções realizadas.

Objetivos

Analisar indicadores do ASP relacionados ao uso de ATM nas unidades não críticas de um hospital pediátrico de alta complexidade. Métodos: Coorte retrospectiva e descritiva dos registros, baseado na ferramenta PRAT (antimicrobial therapy-related problem), de intervenções e orientações realizadas pelo ASP em 2022 e 2023 nas unidades não críticas de um hospital pediátrico.

Resultados

Do total de ATM prescritos para os pacientes das enfermarias, a taxa de avaliação aumentou de 28% em 2022 para 42% em 2023. Entre os ATM selecionados para avaliação diária houve aumento na taxa anual de 79% para 82%. O número de intervenções do ASP em 2022 foi de 1.180 (84%) e em 2023 de 991 (75%), entretanto o número de orientações aumentou em 2023 (n = 324, 25%) em comparação a 2022 (n = 280, 16%), evidenciando que a equipe do ASP participou ativamente das tomadas de decisões e orientou condutas, prevenindo a ocorrência de PRAT que exigiriam intervenção. Dentre a classificação de impacto das intervenções (indicação, efetividade e segurança), destaca-se o aumento de intervenções de indicação (2022, 26% vs 2023, 37%). Um exemplo são intervenções do item “medicamento desnecessário” que aumentaram de 8% para 14%, ressaltando a promoção do uso racional de ATM. Houve aumento no número de intervenções com impacto em efetividade, de 25% em 2022 para 30% em 2023. As intervenções de segurança diminuíram (2022, 37% vs 2023, 28%), corroborando com o aumento de orientações. A taxa de aceitabilidade permaneceu acima de 85%. A contratação de um infectologista exclusivo para o ASP em 2023 foi um fator importante na melhoria dos resultados e refletiu no aumento da taxa de avaliação, incremento das orientações antes do PRAT acontecer, e nas intervenções com impacto em indicação e efetividade. Conclusões: A análise crítica dos indicadores feitos pelo ASP demonstrou a evolução do programa no período analisado. A incorporação do infectologista exclusivo, o aprimoramento do gerenciamento do farmacêutico e do microbiologista proporcionou avaliações mais eficientes refletindo em benefícios no acompanhamento.

Palavras-chave

Pediatria, Anti-Infecciosos, Indicadores de Gestão.

Conflitos de interesse

Não houve conflito de interesse.

Ética e financiamentos

A aprovação no Comitê de Ética foi obtida sob o CAAE: 42225321.9.0000.0097. Esta pesquisa não recebeu nenhum financiamento.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools