12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: O diagnóstico de pneumonia associada a ventilação mecanica (PAV) em pacientes com COVID‐19 é um desafio. A Procalcitonina é um biomarcador que aumenta em infecções e pode ser útil no manejo de pacientes em unidades de terapia intensiva.
Objetivo: Avaliar a procalcitonina como biomarcador para o diagnóstico da PAV e como ferramenta para o manejo do uso de antibióticos.
Metodologia: Coorte envolvendo 73 pacientes internados com diagnóstico de COVID‐19 no Hospital das Clínicas da FMUSP (HC‐FMUSP). Visitas diárias para discutir casos de UTI e uso de antibióticos foram realizadas pelo grupo de controle de infecções do hospital. Os pacientes foram classificados de acordo com os criterios do CDC em PAV e ou outras infeccoes associadas a assistencia a saúde. Foram coletados dados clínicos e demográficos, incluindo comorbidades, antibióticos e exames laboratoriais a partir de prontuários eletrônicos. Os níveis de PCT foram medidos no soro usando VIDAS® B.R.A.H.M.S PCT™ (BioMérieux, Marcy l’Etoile, França). Os dados
Resultados: Dos 73 pacientes com COVID‐19 avaliados, 28 (38%) evoluiram para PAV. Sexo, idade e etnia foram igualmente distribuídos entre os grupos PAV e não‐PAV. Mortalidade, Escore SAPS3 e dias em ventilação mecânica foram semelhantes nos dois grupos. Apenas a PCT apresentou diferença significativa (p=0,0010) entre o grupo PAV (média de 7 ng/mL) e o não‐PAV (média 3.8 ng/mL). Os agentes infecciosos mais frequentes foram gram‐positivo (SNC e S. aureus), entretanto, as bactérias gram‐negativas (K. pneumoniae, A. baumannii e P. aeruginosa) foram significativamente mais isoladas no grupo PAV (p=0,0003). Os antibióticos mais utilizados foram ceftriaxona (69,8%), meropenem (61,6%) e vancomicina (60,3%). 13% dos pacientes supenderam antibiótico baseado na PCT; os valores médios de PCT em pacientes que suspenderam antibióticos foram significativamente inferiores aos que não o fizeram (0,42 ng/mL e 5,72 ng/mL, p=0,002). Os valores de PCR não foram significativamente diferentes (295mg/L e 350mg/L, p=0,21). A curva ROC mostrou que níveis de PCT superiores a 0,975 ng/mL estão mais relacionados a PAV com a precisão de 71,7% (p=0,002).
Discussão/Conclusão: Procalcitonina é um biomarcador útil para o diagnóstico de PAV em pacientes com COVID‐19 e para a manejo do uso de antibióticos. Essa estratégia pode ter impacto no custo da internação e no desenvolvimento de resistência antimicrobiana.