Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐014
Full text access
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ÓBITOS OCASIONADOS POR CORONAVÍRUS
Visits
3268
Maisa Leitão de Queiroz, Hellen Oliveira dos Santos, Milena Monte da Silva, Maria Luiza Barbosa Batista, Jéssica Karen Oliveira Maia, Ana Karoline Bastos Costa, Vanessa da Frota Santos, Samuel Ramalho Torres Maia
Centro Universitário Ateneu, Fortaleza, CE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A infecção pelo novo coronavírus, SARS‐CoV‐2, é considerada uma emergência global de saúde, devido sua elevada capacidade de disseminação e evolução para síndrome respiratória aguda grave na população.

Objetivo: Caracterizar o perfil epidemiológico dos óbitos ocasionados por coronavírus.

Metodologia: Trata‐se de um estudo descritivo de caráter ecológico realizado mediante consulta de dados secundários disponíveis no site da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) por meio do portal eletrônico IntegraSUS, coletados em 05 de outubro de 2020. A população do estudo foi composta por todos os indivíduos que foram a óbito em consequência da covid‐19 no período de abril 2019 a outubro de 2020 em Fortaleza‐Ceará. As variáveis selecionadas foram sexo, idade, local de óbito, tempo de internação, comorbidades. A análise estatística dos dados foi realizada por meio de frequência absoluta e relativa.

Resultados: Foram notificados 9.056 óbitos em decorrência de Covid‐19 no estado do Ceará, desses, 6% dos casos considerados suspeitos. A capital do Ceará, Fortaleza, foi responsável por 43% desses óbitos, no qual 4% foram tidos como suspeitos. Em relação aos óbitos notificados, verificou‐se que a letalidade da doença foi de 7,5%. A média de óbitos por dia foi 19%, o tempo médio de internação foi de 11,64 dias; 49% dos casos apresentavam alguma comorbidade e a média de idade dos óbitos foi de 69,87 anos. No que diz respeito às comorbidades, houve prevalência de doença cardiovascular crônica 31% e diabetes mellitus 26%. Já em relação ao local do óbito, 55% ocorreu na rede pública. Ressalta‐se que a mortalidade foi mais presente na população masculina, sendo respectivamente 75% homens. Já em relação a mortalidade materna, observou‐se que 4 gestantes e 8 puérperas evoluíram para o óbito em decorrência do novo Coronavírus.

Discussão/Conclusão: Evidencia‐se que os indivíduos que estão em maior risco de evoluir para óbito são os que possuem comorbidades e idade elevada. Logo, os cuidados frente à covid‐19 nesses indivíduos devem ser mais intensos acerca de orientações de prevenção, afastamento dos ambientes de trabalhos, a fim de reduzir a mortalidade desta população. Em relação a mortalidade materna, sugere‐se o desenvolvimento de novas pesquisas acerca da temática.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools