Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO NORDESTE
Visits
938
Brenda Luiza Carvalhoa,
Corresponding author
breendacarvalho01@hotmail.com

Corresponding author.
, Beatriz Calmon Arcoverdeb, Maria Carolina de Brito Fernandesc, Pedro Gabriel Araujo Pereira Itaparyd, Luisa Silveira Campanharoe
a Faculdade Maurício de Nassau, Aracaju, SE, Brasil
b Faculdade Pernambucana de Saúde, Recife, PE, Brasil
c Universidade Potiguar (UnP), Natal, RN, Brasil
d Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil
e Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Assis, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivo

A tuberculose é uma das doenças transmissíveis mais letais do mundo, sendo um problema de saúde pública no Brasil, onde ocorreram aproximadamente 500 mil casos nos últimos 6 anos. Desses casos, 19.590 ocorreram em população em situação de rua, em que são escassos os estudos epidemiológicos que abordam especificamente essa doença na população em situação de rua do Nordeste brasileiro. Esse estudo tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico da Tuberculose na população em situação de rua no Nordeste de 2018 a junho de 2023.

Metodologia

Realizou-se um estudo epidemiológico ecológico retrospectivo, quantitativo e descritivo por dados coletados a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), na plataforma do Banco de Dados Digitais do SUS (DATASUS), do período de 2018 a junho de 2023. As variáveis analisadas segundo população em situação de rua no nordeste foram: casos confirmados por faixa etária, por sexo, por tratamento diretamente observado e por situação encerrada. A coleta foi realizada em junho de 2023.

Resultados e discussão

Na região Nordeste do Brasil foram registrados 3617 casos de tuberculose na população em situação de rua, correspondendo a 18,46% do total de casos do Brasil, sendo resultado de uma vulnerabilidade socioeconômica que predispõe ao aparecimento dessa doença. Em relação à faixa etária, a maior prevalência ocorre na faixa etária de 20 a 39, correspondendo a 53,74% do total dos casos. Segundo sexo 78,13% da população analisada era do sexo masculino. Em relação ao tratamento realizado, apenas 25,46% conseguiram realizar o tratamento diretamente observado, que é recomendado pela organização mundial da saúde. Em relação ao abandono do tratamento, 29,72% da população analisada abandonou o tratamento, se refletindo nas 251 mortes que ocorreram devido à tuberculose no período analisado.

Conclusão

A tuberculose se destaca entre os problemas de saúde pública do Brasil, ocorrendo muitos casos na população em situação de rua no nordeste. Assim, mais estudos são necessários para avaliar de forma específica essa parcela mais vulnerável da sociedade, com o objetivo de melhorar a prevenção e o controle da TB nessa parcela populacional.

Palavras-chave:
Tuberculose Pneumologia Saúde Pública
Full text is only available in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools