Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐233
Full text access
PERCEPÇÕES DE PUÉRPERAS A RESPEITO DA SÍFILIS NA GESTAÇÃO
Visits
1776
David Vinicius Davida
Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: Apesar da existência de testes diagnósticos sensíveis, tratamento efetivo, a Sífilis Congênita ainda persistem como importante problema de saúde pública no Brasil.

Objetivo: Avaliar o tipo de informação recebida entre as puérperas com diagnósticos de sífilis na gestação ou parto sobre a doença e suas consequências para si e seus bebês.

Metodologia: Estudo prospectivo com gestantes admitidas na Santa Casa de Sorocaba no período de outubro/2019 a agosto/2020 e identificadas por apresentarem testes reagentes para sífilis que responderam um questionário sobre suas percepções sobre a doença. Projeto aprovado pelo CEP e os participantes assinaram TCLE.

Resultados: 56 gestantes foram diagnosticas com sífilis, suas idades variaram de 16 a 40 anos (média de 27 anos) e 4 delas (7,1%) referiram não ter feito acompanhamento pré‐natal (PN). 40/52 (77%) com (PN) iniciaram o acompanhamento no primeiro trimestre da gestação, duas delas não tinham o cartão de PN e todas o trouxeram para o parto. Apesar de que 55/56 (98,2%) das gestantes referirem ter feito o teste para sífilis durante a gestação, 13 delas (23,6%) não receberam explicações sobre o teste e 4 (7,3%) não trataram durante o PN. Só 21 (37,5%) receberam informações da forma da aquisição da doença e 11 (19,6%) não receberam qualquer orientação sobre a doença, suas consequências e seu tratamento. 15 gestantes (26,8%) não receberam orientações sobre a necessidade de acompanhamento pós‐natal. As informações sobre a doença foram oferecidas pelo médico do PN para apenas 33 gestantes (59%); 11 (19,8%) referiram informações de outros médicos que a acompanharam e 6 (10,8%) receberam essas informações das enfermeiras do PN.

Discussão: A falta de explicações seguras, sobre a doença e suas consequências, oferecidas pelo médico do prenatal chamou nossa atenção neste estudo. O teste diagnóstico é oferecido para a quase totalidade das gestantes, mas as informações que conduziriam a um acompanhamento mais seguro e completo ainda são insuficientes.

Conclusão: Necessário treinar médicos prenatalistas para a necessidade de melhorar o cuidado para as gestantes com sífilis, que inclui não só o diagnóstico, mas a conscientização sobre seus riscos e consequências.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools