Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-015
Open Access
PANDEMIA DE COVID-19 E MÍDIA: O TRABALHO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DE UM HOSPITAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS
Visits
1199
Diego Pereira Sombra, Francisco Edson Buhamra Abreu, Tania Mara Silva Coelho, Lauro Vieira Perdigão Neto
Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

Em meio à pandemia de covid-19, pautas da área de saúde ganharam visibilidade devido ao evidente interesse da mídia pelo tema e ao forte apelo social em torno do assunto. O hospital envolvido nesse relato tem sido referência no atendimento em covid-19 e precisou adaptar a estrutura e o perfil de atendimento para uma assistência adequada. Nesse contexto, a Assessoria de Comunicação implementada em janeiro de 2021 no hospital traçou estratégias para angariar a atenção da mídia, garantir qualidade da informação, estimular a educação por veículos de comunicação, conquistar inserções positivas na imprensa e evitar crises de imagem.

Objetivo

A Assessoria de Comunicação elaborou um plano de comunicação com o objetivo de divulgar ações e serviços do hospital; destacar a humanização no ambiente hospitalar; produzir conteúdos informativos a fim de combater fake news; esclarecer dúvidas e orientar a população sobre o tratamento e as medidas de prevenção à covid-19 e reforçar a importância da vacinação para o controle da doença.

Método

Tal intervenção aconteceu em um hospital terciário de ensino, conveniado ao SUS, com 108 leitos, localizado em Fortaleza, Ceará. A Assessoria de Comunicação intensificou a produção de reportagens e conteúdos para o site e as redes sociais (Instagram e Facebook) da Secretaria da Saúde (Sesa-Ce). Releases foram enviados com periodicidade para despertar o interesse da imprensa para as pautas da unidade e viabilizar coberturas e entrevistas com especialistas.

Resultados

Entre janeiro e dezembro de 2021, o hospital recebeu 321 demandas de imprensa. Por meio do clipping, processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia, a Assessoria de Comunicação do hospital registrou a veiculação de 167 matérias em emissoras de TV; 41 reportagens publicadas em blogs, portais e jornais impressos e 25 matérias veiculadas em emissoras de rádio. Ascom publicou 35 matérias no site da Sesa e 75 postagens nas redes sociais, somando milhares de curtidas e visualizações. Mais de 90% dos conteúdos divulgados na imprensa apresentaram aspecto positivo.

Conclusão

Ações programadas e sistemáticas coordenadas pela Assessoria de Comunicação foram capazes de reforçar a notoriedade do hospital, mostrando a qualidade dos serviços e o reconhecimento das fontes de informação, pelas inserções positivas registradas na imprensa. Foram divulgadas para a população medidas de prevenção à covid-19, a importância da vacinação e o combate às fake news.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools