Em meio à pandemia de covid-19, pautas da área de saúde ganharam visibilidade devido ao evidente interesse da mídia pelo tema e ao forte apelo social em torno do assunto. O hospital envolvido nesse relato tem sido referência no atendimento em covid-19 e precisou adaptar a estrutura e o perfil de atendimento para uma assistência adequada. Nesse contexto, a Assessoria de Comunicação implementada em janeiro de 2021 no hospital traçou estratégias para angariar a atenção da mídia, garantir qualidade da informação, estimular a educação por veículos de comunicação, conquistar inserções positivas na imprensa e evitar crises de imagem.
ObjetivoA Assessoria de Comunicação elaborou um plano de comunicação com o objetivo de divulgar ações e serviços do hospital; destacar a humanização no ambiente hospitalar; produzir conteúdos informativos a fim de combater fake news; esclarecer dúvidas e orientar a população sobre o tratamento e as medidas de prevenção à covid-19 e reforçar a importância da vacinação para o controle da doença.
MétodoTal intervenção aconteceu em um hospital terciário de ensino, conveniado ao SUS, com 108 leitos, localizado em Fortaleza, Ceará. A Assessoria de Comunicação intensificou a produção de reportagens e conteúdos para o site e as redes sociais (Instagram e Facebook) da Secretaria da Saúde (Sesa-Ce). Releases foram enviados com periodicidade para despertar o interesse da imprensa para as pautas da unidade e viabilizar coberturas e entrevistas com especialistas.
ResultadosEntre janeiro e dezembro de 2021, o hospital recebeu 321 demandas de imprensa. Por meio do clipping, processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia, a Assessoria de Comunicação do hospital registrou a veiculação de 167 matérias em emissoras de TV; 41 reportagens publicadas em blogs, portais e jornais impressos e 25 matérias veiculadas em emissoras de rádio. Ascom publicou 35 matérias no site da Sesa e 75 postagens nas redes sociais, somando milhares de curtidas e visualizações. Mais de 90% dos conteúdos divulgados na imprensa apresentaram aspecto positivo.
ConclusãoAções programadas e sistemáticas coordenadas pela Assessoria de Comunicação foram capazes de reforçar a notoriedade do hospital, mostrando a qualidade dos serviços e o reconhecimento das fontes de informação, pelas inserções positivas registradas na imprensa. Foram divulgadas para a população medidas de prevenção à covid-19, a importância da vacinação e o combate às fake news.