Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PACIENTES INTERNADOS COM TUBERCULOSE ATIVA E COINFECÇÃO POR COVID-19: UM CASO-CONTROLE PAREADO DO REGISTRO BRASILEIRO DE COVID-19
Visits
306
Gabriella Genta Aguiara,
Corresponding author
gabigentaa@gmail.com

Corresponding author.
, Jessica Fernandes Benavides Moreirab, Rafael Lima Rodrigues de Carvalhob, Daniella Nunes Pereirac, Milena Soriano Marcolinoc, Marcelo Carneirod, Danyelle Romana Alves Riose, Felicio Roberto Costaf, Fernando Anschaug, Jose Miguel Chatkinh, Karen Brasil Ruscheli, Italo Damião de Sousa Gontijoa, Fernando Nonato de Carvalhoa
a Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), Belo Horizonte, MG, Brasil
b Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil
c Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
d Hospital Santa Cruz (HSC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
e Hospital São João de Deus, Divinópolis, MG, Brasil
f Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil
g Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre, RS, Brasil
h Hospital São Lucas, Porto Alegre, RS, Brasil
i Hospital Universitário de Canoas, Canoas, RS, Brasil
Ver más
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

O número de casos de COVID-19 reduziu, entretanto, o vírus continua causando infecções. Dessa forma, em países onde a tuberculose é endêmica, pode ocorrer uma coinfecção com a COVID-19, que, de acordo com a literatura, pode aumentar as taxas de morbimortalidade, mas não há dados sobre a população Brasileira em pacientes internados em unidades hospitalares. Conhecer as características clínicas e a frequência dos desfechos de pacientes coinfectados com COVID-19 e tuberculose pode ajudar na identificação precoce e no manejo de pacientes internados com essas afecções.

Objetivos

Comparar as manifestações clínicas e os desfechos da COVID-19 entre pacientes com infecção ativa por tuberculose.

Métodos

Trata-se de um caso-controle, pareado, baseado em dados do Registro Brasileiro de COVID-19, com pacientes com 18 anos ou mais de idade internados por COVID-19 confirmada laboratorialmente no período de 1° de março de 2020 a 31 de março de 2022. Os casos foram selecionados pelo levantamento de pacientes coinfectados com COVID-19 e tuberculose ativa e os controles eram pacientes com COVID-19 sem tuberculose ativa. Os grupos foram pareados na proporção de 1:4 por idade, sexo, número de comorbidades, diagnóstico prévio de infecção por HIV e hospital de admissão. Os desfechos primários foram necessidade de ventilação mecânica, necessidade de diálise e mortalidade intra hospitalar.

Resultados

Dos 13.636 pacientes diagnosticados com COVID-19, 36 também apresentavam tuberculose ativa (0,0026%). Fibrose pulmonar (5,6% vs 0,0%, p = 0,044), abuso de drogas ilícitas (30,6% vs 3,0%, p < 0,001), alcoolismo (33,3% vs 11,9%, p = 0,002) e tabagismo (50,0% vs 9,7%, p < 0,001) foram mais comuns entre os pacientes com tuberculose quando comparados aos controles. Sobre os sinais e sintomas, encontrou-se uma maior frequência de náuseas e vômitos (25,0% vs 10,4%, p = 0,031) entre os casos. Não houve diferenças significativas na mortalidade intra-hospitalar (8,6% vs 13,5%, p = 0,572), necessidade de diálise (0,0% vs 3,8%, p = 0,585%) e de ventilação mecânica (5,7% vs 19,5%, p = 0,051).

Conclusão

Pacientes com tuberculose apresentaram maior frequência de fibrose pulmonar, abuso de drogas ilícitas, alcoolismo, tabagismo atual, náuseas e vômitos. Os desfechos primários foram semelhantes entre os grupos. Isso pode ser explicado pelo pequeno número de pacientes com tuberculose ativa e pela intervenção médica precoce feita em pacientes com tuberculose ativa.

Palavras-chave:
COVID-19 Tuberculose Prognóstico Hospitalização Doença infecciosa
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools