14° Congresso Paulista de Infectologia
More infoPacientes submetidos a transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH) apresentam risco aumentado de infecções devido a defeitos na imunidade humoral e mediada por células. A doença pneumocócica invasiva (DPI), possui uma incidência estimada de 2% a 36% nesses pacientes com tempo médio de ocorrência entre 9 a 15 meses após o TCTH. Uma estratégia essencial para prevenir a DPI após o TCTH é a vacinação.
ObjetivoDescrever dados epidemiológicos e clínicos das DPI alem dos sorotipos e perfil de sensibilidade de amostras de S. pneumoniae isolados de pacientes submetidos a TCTH e avaliar a cobertura vacinal antipneumocócica, contra influenza e Covid-19.
MétodoEstudo observacional do tipo coorte retrospectiva. Foram avaliados todos os receptores de TCTH do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo entre janeiro de 2020 e julho de 2023. Para avaliação do esquema vacinal foi consultado o Sistema de Informação do Programa Nacional de Vacinação e o Vacivida, ambos de abrangência nacional.
ResultadosUm total de 211 pacientes foram submetidos a TCTH no período de 3 anos e meio. A mediana de tempo entre TCTH e início de vacinação com PCV13, PPSV23, COVID-19 e influenza foi de 162, 390,121 e 183 dias, respectivamente. 24,6% da amostra não recebeu nenhuma dose de PCV13, destes, 44% foram a óbito em algum momento com uma mediana de tempo entre TCTH e óbito de 85 dias. Pacientes submetidos a TCTH autólogo foram mais propensos aderir ao esquema de vacinação com 3 doses de PCV13 (RR 1,56; p 0,0004) assim como a receber a PPSV23 (RR 1,51; p 0,0005) e esquema com 3 doses para COVID-19 (RR 2,44; p 0,00004). Escolaridade, ocupação e doença do enxerto versus hospedeiro (GVHD) não tiveram associação estatisticamente significante com a aderência a vacinação. Foram identificados 6 episódios de doença pneumocócica invasiva em 5 pacientes, destes, 2 pacientes foram submetidos TCTH alogênico, ambos apresentaram GVHD. A mediana de tempo entre TCTH e DPI foi de 350 dias. Em 3 episódios, os pacientes já haviam recebido pelo menos 1 dose da PCV13. Todos os isolados foram sensíveis a penicilina com MIC variando de 0,01 a 1,0 mg/L. Resistência a eritromicina, clindamicina e tetraciclina foi encontrada em 66% dos isolados.
ConclusãoNossos resultados mostram uma incidência de DPI similar a literatura, com todos os isolados sensíveis a penicilina. A necessidade de promover melhor adesão aos esquemas propostos de vacinação tanto com a PCV13 como com a PPSV23 são essenciais para proteção contra a doença pneumocócica.