Candidíase é uma infecção fúngica causada por leveduras do gênero Candida, que compõe a microbiota humana. O surgimento de cepas cada vez mais resistentes têm dificultado o tratamento e o manejo destas infecções, impulsionando a busca de novas substâncias antimicrobianas, incluindo óleos essenciais ou extratos de plantas medicinais. A espécie vegetal Alpinia zerumbet apresenta propriedades farmacológicas atribuídas que incluem atividade anti-ulcerogênica, antiespasmolítica, antioxidante, anti-hipertensiva, vasodilatadora, efeitos diuréticos, analgésicos, e atividade antimicrobiana frente cepas de fungos como Candida albicans, Cryptococcus e Aspergillus. Neste sentido, esta pesquisa acerca da espécie A. zerumbet, inclusa na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS, teve como objetivo avaliar a presença da atividade antifúngica do óleo essencial frente isolados clínicos de Candida, como nova alternativa terapêutica, tendo em vista os crescentes casos de resistência aos atuais antifúngicos.
MétodosO óleo foi obtido por hidrodestilação em aparelho de Clevenger, obtendo rendimento de 0,23% e sua composição química foi analisada em cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa. Posteriormente, a atividade antifúngica foi avaliada em 17 isolados clínicos de Candida estocados na Coleção de Culturas (Micoteca URM), a partir de testes de difusão em disco e microdiluição em caldo segundo CLSI (2008).
ResultadosForam identificados 16 compostos sendo o 4-Terpineol (27.33%) majoritário, seguido por 1,8-Cineol (18.26%) e γ-Terpineno (14.68%), todos com atividade antimicrobiana relatada na literatura. Através do teste de difusão em disco, 17 isolados clínicos foram testados e cinco deles não apresentam halo de inibição. Contudo, uma maior sensibilidade foi constatada através da microdiluição em caldo, com detecção da concentração inibitória mínima (CIM) variando de 1,563 a 50 µL/mL, conforme a espécie estudada, demonstrando ação promissora in vitro frente C. albicans, C. famata, C. glabrata, e CIM mais elevada para C. krusei, C. guilliermondii e C. parapsilosis.
ConclusãoDesta forma, o óleo essencial de A. zerumbet foi eficaz frente isolados clínicos de Candida, incluindo uma espécie C. krusei com resistência intrínseca ao fluconazol. Diante dos resultados, este óleo essencial apresenta potencial antifúngico in mostrando-se promissor para uso no desenvolvimento de novos agentes anti-Candida.