Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐429
Full text access
NÚCLEO FAMILIAR COMPLETO ACOMETIDO POR HANSENÍASE: UM RELATO DE CASO
Visits
1837
Pietra Andrade Osti, Letícia R.S. Cavalcante, Amílcar Sabino Damazo
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A hanseníase é causada pela Mycobacterium leprae. O Brasil contém segundo maior número de casos do mundo, sendo Mato Grosso o estado mais acometido. A clínica costuma apresentar lesões cutâneas com alteração de cor e sensibilidade. Cerca de 90% da população apresenta uma imunidade eficiente para a micobactéria, contudo existem genes que podem predispor ao desenvolvimento da doença.

Objetivo: Relatar 4 casos, pertencentes à mesma família com diagnóstico de hanseníase, enfatizando a importância do rastreio de contactantes intradomiciliares de forma precoce.

Metodologia: Foi realizado mutirão para rastreio de hanseníase em um Hospital Universitário de Mato Grosso. O 1° caso é feminino, 40 anos, apresentava 2 manchas com sensibilidade térmica ausente, mal definidas, hipocrômicas em braço direito. Também apresentava madarose, infiltração no septo nasal e 7 nervos acometidos. Foi realizado exame histopatológico de biópsia de pele e visualizado infiltrado histiolinfoplasmatico, granulomas, índice baciloscopico (IB) 2+, classificada como dimorfo‐dimorfo (DD). O 2° membro é feminino, 20 anos, apresentava 7 nervos comprometidos com neurite e 2 manchas, com sensibilidade térmica diminuída, mal definida, hipocrômica, localizada em perna e pé direito. Ao exame histopatológico apresentava infiltrado, granuloma, IB +2, classificada como dimorfo‐tuberculóide (DT). O 3° membro é feminino, 18 anos, apresentava 4 nervos acometidos com neurites e 1 lesão dérmica, com sensibilidade térmica reduzida, hipocrômica em perna direita. A análise histopatológica foi semelhante a primeira, com forma clínica DD. O 4° membro é masculino, 13 anos, apresentava 7 nervos comprometidos sem neurite e 1 mancha, com sensibilidade térmica reduzida, mal definida, hipocrômica, irregular e em perna esquerda. A análise histopatológica foi semelhante ao segundo membro, classificado com forma clínica DT. Todas as análises histopatológicas foram em congruência com a clínica.

Discussão/Conclusão: Enfatiza‐se a importância do rastreio de contactantes familiares frente a um diagnóstico de hanseníase. A transmissão pode ser feita intradomiciliar devido o contato íntimo e prolongado, acometendo inclusive crianças. É reforçado a predisposição genética familiar para o desenvolvimento da doença e também do espectro da mesma. Por fim, mostra a importância do diagnóstico precoce, evidenciando a progressão da doença, visualizado pela morbidade dos mais velhos e, se tratada precocemente, levará a menores sequelas.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools