Journal Information
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Full text access
NOVA VACINA DA DENGUE, O QUE JÁ SABEMOS SOBRE ELA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Visits
42
Thaís Salles Pereiraa, Maria Paula Nunes Sampaioa, Isabella Alves de Freitasa, Pedro Arthur Vieira Morais Arrudaa, Raissa de Alencar Almeidaa, Jessyka Karoline Marques Cerqueiraa, Camila Alvarenga da Silvab, Marcos Vinícius Milkic
a Departamento de Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Goiânia, GO, Brasil
b Departamento de Odontologia na Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil
c Departamento de Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Goiânia, GO, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S1

IV Congresso Goiano de Infectologia

More info
Introdução

A dengue é causada por um flavivírus transmitido por mosquitos. A doença é agora endêmica em muitas regiões tropicais e subtropicais, manifestando-se em aproximadamente 96 milhões de casos sintomáticos de dengue a cada ano. Ensaios clínicos demonstraram que a TAK-003 (Qdenga®), uma vacina tetravalente viva atenuada contra a dengue, é bem tolerada, imunogênica e eficaz em adultos sem exposição prévia à infecção pelo vírus da dengue que vivem em regiões não endêmicas, bem como em adultos e crianças que vivem em áreas endêmicas de dengue.

Objetivo

Este trabalho tem por objetivo compilar o que a literatura cientifica tem mostrado sobre eficácia e riscos da nova vacina TAK-003.

Metodologia

Esta é uma revisão sistemática da literatura, na qual foram analisadas as bases de dados PubMed, Embase, LILACS, Scielo e Scopus, utilizando a estratégia de buscas ("Qdenga" OR "TAK-003") AND "Dengue Vaccines"; sem filtros para anos e idiomas, para abranger a maior quantidade de artigos possíveis.

Resultados

Por se tratar de uma nova vacina foi difícil encontrar literatura disponível nas bases de dados escolhidas, ao total foram encontrados 121 artigos, que passaram por remoção de duplicatas, e posterior critérios de inclusão e exclusão, sendo 25 artigos incluídos neste trabalho. A vacina foi bem tolerada em diferentes faixas etárias e em pessoas com diferentes níveis de exposição prévia ao vírus da dengue, com um perfil de segurança aceitável. Demonstrou-se eficácia na redução de episódios sintomáticos de dengue em populações vacinadas em comparação com aquelas que receberam placebo. TAK-003 foi eficaz contra dengue sintomática durante 3 anos. A eficácia diminuiu ao longo do tempo, mas permaneceu robusta contra a dengue hospitalizada.

Conclusões

Destaca-se a TAK-003 como uma vacina promissora contra a dengue, demonstrando eficácia na redução de casos sintomáticos e um perfil de segurança aceitável. Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente sua eficácia a longo prazo e em diferentes grupos populacionais, os resultados disponíveis até o momento sugerem que a TAK-003 pode desempenhar um papel significativo na prevenção da dengue e na redução da carga global da doença.

Palavras-chave:
TAK-003
Dengue Vaccine
Immunogenicity
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools