XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoAs infecções por Nocardia sp. são raras e devido o pequeno número de casos na literatura, ainda se configura um desafio diagnóstico e terapêutico. A nocardiose está normalmente atrelada a contextos de imunossupressão como: AIDS, neoplasias, uso prolongado de corticosteróides, entre outros. Torna-se importante analisar os casos documentados no nosso centro como forma de contribuir no conhecimento acerca da doença e ajudar na produção de literatura científica alertando para a presença dessa doença em pacientes imunossupressos.
MétodosA partir de uma revisão de prontuários eletrônicos foi possível analisar um total de 13 casos comprovados de nocardiose no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre - RS no período de janeiro de 2010 até fevereiro de 2023.
ResultadosForam identificados 13 pacientes com cultura confirmando infecção por Nocardia sp. ou espécie em 13 anos de revisão. As principais condições de imunossupressão associadas são respectivamente idade superior a 60 anos (30%), diabetes mellitus (25%) e HIV/AIDS (20%). Os principais sítios de acometimento neste estudo foram: pulmonar (33,33%) e sistema nervoso central (27,78%). A taxa de letalidade encontrada foi de 38,46%, com 5 pacientes evoluindo para óbito sem completar tratamento.
ConclusãoEssa série de casos descreve como a infecção por Nocardia pode se manifestar em diferentes cenários clínicos e em indivíduos com vários fatores predisponentes, destacando a necessidade de avaliação cuidadosa em pacientes imunossupressos que apresentam sintomas respiratórios, neurológicos e sistêmicos, devendo-se procurar por sinais radiológicos e microbiológicos de nocardiose.