Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
ÁREA: EDUCAÇÃO EM INFECTOLOGIAEP-151
Open Access
MIÍASE PENIANA: RELATO DE CASO COM FISTULIZAÇÃO URETRAL
Visits
5995
Ana Paula de Matos Gomes, José Geraldo Santos de Lima Júnior, Luyan Gustavo da Silva Pereira, Emanuelle Sad Pasetti, Elisangela Cristina Silva Gomes, Heloisa Rosa, Juliana Cristina Marinheiro, Eduardo Jozala, Debora Rodrigues Jozala
Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A miíase é uma dermatose parasitária que pode infestar tecidos vivos e necróticos. O acometimento da região genital é raro, sendo mais infrequente ainda os relatos de acometimento em uretra de pacientes saudáveis.

Objetivo

O presente relato de caso tem como finalidade demonstrar o acometimento uretral de paciente previamente hígido, pela miíase furunculóide.

Resultados

Paciente masculino, 52 anos, comparece ao serviço de urgência com queixa de disúria há 3 semanas e, há 3 dias, aumento do volume da glande, prurido, associado a jato urinário intermitentemente. Recebeu diagnóstico de parafimose sendo submetido à redução manual do prepúcio e orientado a agendar consulta para realização de postectomia. Comparece em consulta médica agendada com urologista, mantendo as queixas de dificuldade para urinar, inchaço na glande e prurido. Paciente previamente hígido, habitante de zona urbana, com condições adequadas de higiene e saneamento. Relatava estar dormindo nú devido ao calor. Exames de urina I, urocultura, hemograma e glicemia sem alterações. Ao exame físico, constatou-se a presença de orifício em região direita da glande, com hiperemia local e presença de larva. Realizada a tentativa de retirada da larva pelo orifício, sem sucesso, quando esta migrou para a uretra. Introduzida pinça Halstead, foi realizado pinçamento e exteriorização da larva pelo meato. Paciente evoluiu com jato urinário duplo e, uma semana após, houve oclusão espontânea de orifício fistuloso, sendo reavaliado 30 dias após, sem queixas e com jato urinário único preservado.

Conclusão

A miíase penetra a pele, podendo fistulizar para outras estruturas ou exterior. O acometimento da região genital pode levar a fistulização uretral, o que pode ocasionar sintomas uretrais irritativos ou obstrutivos. A Miíase genital deve ser lembrada como diagnóstico diferencial em pacientes com lesões nodulares em pênis e sintomas uretrais, demandando exame físico cuidadoso e história clínica detalhada, principalmente em países tropicais onde a patologia é mais comum.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools