Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
ÁREA: INFECÇÃO PELO HIV‐AIDSOR‐09
Full text access
MARCADORES DE ATIVAÇÃO EM LINFÓCITOS T EM PACIENTES COM DISTÚRBIO NEUROCOGNITIVO ASSOCIADO AO HIV‐1
Visits
2423
Claudete Maria Silva Ferreira, Noemia Mie Orii Sunada, Jorge Simão Rosário Casseb
Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Ag. Financiadora: FAPESP

Nr. Processo: 2018/07239‐2; Fundação Faculdade de Medicina

Sessão: TEMAS LIVRES | Data: 01/12/2020 ‐ Sala: 3 ‐ Horário: 18:15‐18:25

Introdução: O Vírus da imunodeficiência humana (HIV) é um patógeno infeccioso que provoca a depleção de linfócitos T CD4+, responsáveis por orquestrar a defesa imunológica do organismo. Apesar da imuno reconstituição, após terapia antirretroviral combinada (TARVc), outras alterações têm sido observadas nesses pacientes, principalmente, distúrbios neurocognitivos relacionados ao HIV‐1 (HAND), que é agravado devido a senescência. O seu diagnóstico ocorre, na maioria dos casos, no estágio avançado da doença.

Objetivo: Quantificar marcadores de ativação (CD25, CD38, CD69 e HLA‐DR) no sangue de pacientes com infecção crônica pelo HIV‐1 e relacionar ao HAND e a senescência prematura.

Metodologia: O nível dos marcadores de ativação foi quantificado no sangue de soropositivos com HAND em seguimento regular no ADEE3002/HCFMUSP, casos sem HAND e voluntários sadios soronegativos pelo método de citometria de fluxo. Posteriormente, a análise foi realizada pelo programa FlowJo™ v10.6.1, FCAP Array Software v3.0. e GraphPad Prism 8.3.0 (538).

Resultados: A percentual de linfócitos T CD4+ em pacientes com HAND ainda permanece reduzida devido às complicações da imunossupressão crônica, mas houve aumento significativo no nível de linfócitos T CD8+. Linfócitos T CD4+/CD45RA‐/CD27+, apresentaram alta expressão de CD38, linfócitos TCD8+/CD45RA‐/CD27+ alta expressão de HLA‐DR. Linfócitos T CD8+ com baixa expressão de CD4+ aumentaram de forma significativa e linfócitos T CD4+ com baixa expressão de CD8+ diminuíram, repetindo o padrão encontrado em linfócitos T CD4+ e linfócitos T CD8+ de forma drástica.

Discussão/Conclusão: A combinação de marcadores de ativação, que também indicam senescência, CD38 e HLA‐DR e células efetoras, pode ser utilizada para indicar pacientes soropositivos que estão evoluindo para o um quadro de HAND. Assim, pode possibilitar um diagnóstico precoce e oportunidade de possível reversão da demência com tratamentos alternativos, com elevada penetração da barreira hematoencefálica.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools