Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐055
Full text access
MANIFESTAÇÕES DERMATOLÓGICAS DA COVID‐19 EM PACIENTES PEDIÁTRICOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Visits
3284
Júlia Barbosa Côco, Brenda de Souza Ribeiro, Camille Feitoza Paredes Gomes, Max Matias Marinho Júnior
Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), João Pessoa, PB, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: Com a descoberta do novo coronavírus, diversos estudiosos da área buscaram saber quais sintomas podem ser ou não associados à doença. Entre eles, está o aparecimento de reações dermatológicas, que, apesar de pouco comuns, podem ser relacionadas à Covid‐19. No que diz respeito à faixa etária pediátrica, as crianças possuem quadros clínicos mais leves e em menor intensidade, sendo diversos deles associados a manifestações cutâneas.

Objetivo: Revisar na literatura os achados descritos, particularmente na faixa etária pediátrica, das manifestações dermatológicas decorrentes da infecção por Sars Cov2.

Metodologia: A pesquisa objetivou realizar uma revisão sistemática sobre as manifestações dermatológicas da COVID‐19 em pacientes pediátricos na base de dados PubMed, no ano de 2020, a coleta dos artigos ocorreu a partir dos descritores “cutaneous manifestations and children and covid‐19”.

Resultados: A apresentação cutânea mais prevalente foi o rash maculopapular morbiliforme, com 36,1%; 34,7% no que tange às lesões papulovesiculares e urticária em 9,7%. O rash cutâneo geralmente aparece juntamente com o início dos sintomas respiratórios. As erupções vesiculares costumam surgir precedendo o início da sintomatologia clássica, até o terceiro dia de doença. As lesões urticariformes que se caracterizam por aparecer juntamente com os sintomas, com placas elevadas, avermelhadas e pruriginosas. Essas lesões descritas atingem, prioritariamente o tronco, mãos e pés.

Discussão/Conclusão: Apesar da Covid‐19 não ser caracterizada por alterações dermatológicas, existem relatos de pacientes com a doença que apresentam manifestações cutâneas. Na dermatologia, muitas foram as manifestações cutâneas reportadas em casos antes, durante e depois dos sintomas e têm ajudado no entendimento de como o vírus afeta os demais órgãos e sistemas. Diante disso, profissionais de saúde devem ficar atentos à possibilidade de manifestações dermatológicas, principalmente cutâneas, que possam anteceder o quadro clínico característico da doença ou se mostrarem de forma semelhante a outras doenças infecciosas mais comuns. Com isso, mesmo que as informações acerca desse tema ainda não estejam muito claras, é fundamental observar as chances da doença se apresentar inicialmente por lesões cutâneas em crianças e testar para COVID‐19 em certos casos. Por fim, ainda se faz necessário a realização de mais estudos para explicar as causas dessas complicações e levar a um tratamento mais eficaz.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools