Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
INTERNAÇÕES POR SHIGUELOSE NO BRASIL: UM RECORTE DE 10 ANOS
Visits
715
Amanda Maria e Silva Coelhoa,
Corresponding author
amandmaria65@gmail.com

Corresponding author.
, João Pedro Rosa Barroncasb, Júlia Duarte Dieguesc, Débora Alves Pereirad, Thayane Moraes Lazaroni Dalpérioe, Ana Beathriz Barros de Azevedo Araújof, Verônica Silva Furlanig, Martina Olivieri Pace Pereirae, Isabella Pasqualottoh, Lucas de Oliveira Barbosac, Luiza Barreto de Carvalhoi, Karen Cristiane Pereira de Moraisj
a Faculdade de Medicina Estácio, Juazeiro, BA, Brasil
b Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil
c Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS), SUPREMA, Juiz de Fora, MG, Brasil
d Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
e Centro Universitário de Valença (UNIFAA), Valença, RJ, Brasil
f Universidade Potiguar (UnP), Belo Horizonte, MG, Brasil
g Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil
h Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), Várzea Grande, MT, Brasil
i Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Porto Seguro, BA, Brasil
j Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil
Ver más
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

A Shiguelose é uma doença infecciosa gastrointestinal causada por bactérias gram-negativas não esporuladas. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública, possui ocorrência de 80 milhões de casos e 700.000 mortes por ano, afetando principalmente crianças de países em desenvolvimento. O objetivo do estudo é analisar o perfil epidemiológico das internações por Shiguelose no Brasil no período de 2013 a 2022.

Métodos

Trata-se de uma pesquisa transversal, quantitativa, descritiva e observacional, com dados coletados de janeiro de 2013 a dezembro de 2022. Assim, a análise deu-se pelo total de internações por Shiguelose no Brasil. A coleta de dados foi realizada através do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), obtidos da plataforma DATASUS, utilizando os filtros “Região”, “Idade”, "Sexo", “caráter de atendimento”, “gastos hospitalares”, "taxa de letalidade", "Cor/raça" e “ano”.

Resultados

Do total de 1.794 internações por Shiguelose no Brasil, o Nordeste foi a região mais acometida (44,2%), seguido da região Norte, com 21,1%, sendo os anos de 2013, com 406 internações o mais incidente e 2021 com menor índice, com 77 internações, apresentando uma queda de 81% nesse período. Além disso, houve, ao total com gastos hospitalares, o valor de 638.754,18 reais, em que, dentro do caráter de atendimento, 1.697 (94,5%) foram de Urgência. Foi identificado que pardos (60,5%), sexo feminino (51%) e na faixa etária entre 01 e 04 anos, com 374 (17,5%) são as variáveis epidemiológicas mais acometidas. Ademais, os casos mostraram uma letalidade de 1,16%, com a região Sul apresentando-se mais predominante (1,88%), sendo o total de óbitos registrados de 21.

Conclusão

No Brasil, entre 2013 e 2022, observou-se redução nos números de internações por Shiguelose. A região Nordeste foi a maior em número de casos notificados, porém a maior letalidade foi observada na região Sul. Além disso, nota-se a prevalência de casos em crianças, corroborando com a literatura. Portanto, garantir acesso de qualidade à Atenção Básica de Saúde é essencial para o controle da doença. O estudo apresentou limitações, tanto na subnotificação dos casos, quanto na impossibilidade de relacionar causa e efeito. Desse modo, estudos mais complexos são necessários para mapear essas categorias, com o intuito de desenvolver políticas públicas em saúde no Brasil.

Palavras-chave:
Shiguelose Epidemiologia Infectologia
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools