XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoAs Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde são caracterizadas por infecções adquiridas devido a fatores associados ao ambiente hospitalar. Entre os múltiplos fatores relacionados ao desenvolvimento de IRAS, estão: utilização prolongada de aparelhos invasivos, comorbidades, imunidade suprimida e uso indiscriminado de antimicrobiano. A partir dessa ótica, hospitais de todo o mundo têm relatado uma frequência cada vez maior de coinfecções entre fungos do gênero Candida e espécies bacterianas.
ObjetivoEste trabalho objetivou averiguar a prevalência de coinfecções por Candida spp. e espécies bacterianas entre os anos de 2020 e 2022, destacando os sítios de isolamento dos microrganismos envolvidos. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Associação Caruaruense de Ensino Superior sob o número 5.691.618.
MétodosTrata-se de um estudo transversal retrospectivo, que abrangeu pacientes diagnosticados com Candida spp. e espécies bacterianas no hospital em estudo. Os laudos selecionados foram coletados do laboratório de microbiologia, buscando aqueles que evidenciaram ambos os microrganismos como agentes etiológicos.
ResultadosEm 2020, foram observados 45 casos de infecção por Candida spp., dos quais 7 estavam associados a bactérias. Em relação às espécies bacterianas e às amostras de isolamento dos 7 pacientes, 2 apresentaram Pseudomonas spp. (urina e secreção traqueal), 2 apresentaram Staphylococcus Coagulase Negativa (sangue e ponta de cateter), 1 apresentou Citrobacter spp. (urina), 1 apresentou Escherichia Coli (sangue) e 1 apresentou Acinetobacter spp. (sangue). No ano de 2021, apenas 1 caso de coinfecção foi verificado em 35 pacientes diagnosticados com Candida spp. A bactéria em questão foi Staphylococcus aureus, isolada em amostra de secreção nasal. Por fim, em 2022, 66 pacientes com Candida spp. foram identificados, entre os quais 4 apresentaram coinfecções bacterianas. Cada caso demonstrou espécies diferentes, incluindo Staphylococcus aureus, Pseudomonas spp., Staphylococcus coagulase negativa e Escherichia coli. Todas foram identificadas em amostras de urina.
ConclusãoNotou-se que as espécies de bactérias associadas a infecções por Candida foram variadas, com prevalência de Pseudomonas spp. e Staphylococcus coagulase negativa. Além disso, o sítio infeccioso mais frequente foi a urina, embora o isolamento de microrganismos na corrente sanguínea, secreção traqueal e ponta de cateter evidenciaram quadros clínicos preocupantes.