12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: A escolha adequada de um tratamento antimicrobiano passa pela seleção da droga, seu tempo de duração e doses, além da definição da via de administração do medicamento. Esses são pontos‐chave comumente abordados em Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA), como o Stewardship. Apesar dos objetivos primários do programa serem a melhora dos desfechos clínicos, o estudo do impacto financeiro envolvido torna‐se cada vez mais relevante, visto que a adequação terapêutica pode colaborar para um menor custo com antimicrobianos.
Objetivo: Verificar o potencial impacto econômico relacionado à adesão às recomendações de um programa de Stewardship.
Metodologia: Foi realizada uma coorte retrospectiva por meio da análise de prontuários de pacientes internados em um hospital terciário do Distrito Federal entre setembro de 2018 e abril de 2019 e as recomendações provenientes do PGA local. A adesão ou não a essas recomendações é de escolha da equipe que acompanha o paciente. Foi calculado o custo médio dos antimicrobianos por paciente e realizada a comparação entre os grupos aderido e não aderido.
Resultados: Os antimicrobianos mais prescritos em ambos os grupos foram: piperacilina+tazobactam (19,51%), ciprofloxacino (13,30%), ceftriaxona (11,31%), meropenem (9,76%) e vancomicina (8,20%). O custo médio com antimicrobianos foi de R$ 3458,00 no grupo aderido e de R$ 8081,00 no grupo não aderido (p=0,0174). Entre os antimicrobianos avaliados pelo PGA, os com maior custo incremental entre o grupo de não‐aderidos foram: meropenem (+352,32%), daptomicina (+350%), gentamicina (+285,71%), anfotericina B lipossomal (+251,35%), clindamicina (+225,17%) e vancomicina (+170,47%). A despeito da redução nos custos com antimicrobianos, não houve aumento das complicações, admissão em UTI ou mortalidade no grupo aderido.
Discussão/Conclusão: O estudo demonstrou um potencial de redução dos custos com antimicrobianos a partir da adesão às orientações do Stewardship, sem piora de prognóstico. A literatura atual carece de estudos de análise de custo‐efetividade da implementação desse tipo de programa, sendo necessários mais estudos desenhados especificamente com esse fim.