XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoA pandemia de covid-19 impactou de forma rápida e importante a sociedade e os serviços de saúde. Lockdown, desabastecimento de insumos hospitalares, indisponibilidade de testes diagnósticos e perda de força de trabalho foram fatos, em especial no primeiro ano. O objetivo do estudo é descrever as ações estabelecidas por uma universidade pública para conter o impacto da pandemia em sua comunidade e seus desdobramentos.
MétodosEstudo descritivo envolvendo ações tomadas entre fev/2020 e dez/2022 em uma universidade pública do Rio de Janeiro.
ResultadosA partir da nomeação da reitoria, foi constituído grupo técnico (GT) multidisciplinar em fev/2020 envolvendo várias Unidades da Universidade. O GT atuou para definir ações de enfrentamento no âmbito da Universidade, na comunicação e orientação da população e no apoio aos órgãos governamentais de saúde no Estado do Rio de Janeiro. Baseado nas recomendações do GT, a universidade foi a primeira a declarar fechamento e interrupções das atividades no país. Foram elaboradas recomendações e notas técnicas para o corpo social (como uso de equipamentos de proteção individual, afastamento de profissionais de saúde e de outras áreas e fechamento de ambientes de ensino) e plano de contingência. Foi criado Centro de Testagem que serviu à universidade e posteriormente aberto para profissionais de saúde extra-universidade e sociedade civil, que ao final se constituiu em unidade própria para enfrentamento de doenças infecciosas emergentes e reemergentes. Criado portal para combater a infodemia e orientar a comunidade, utilizando modelos preditivos sofisticados e dashboard atualizado (COVIDÍMETRO). O GT atuou em várias frentes como: produção de álcool na Faculdade de Química para abastecer as Unidades, organização de voluntariado (cerca de 2000 pessoas), desenvolvimento de vacina de covid-19 e de teste sorológico com purificação da Proteína S, desenvolvimento e produção de faceshield em colaboração com a PUC/Rio e a FIERJ e desenvolvimento de ventilador mecânico e oxímetro com tecnologia nacional.
ConclusãoO GT Covid-19 foi fundamental para a Universidade enfrentar os desafios da pandemia. Além disto, prestou apoio ao enfrentamento da pandemia em atividades de extensão, ajudando a combater a infodemia e atuando no apoio científico às instituições estaduais na gestão da pandemia, evoluindo com a criação de um centro de testagem e desenvolvimento de pesquisas para o enfrentamento de novas doenças.