Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐007
Full text access
FORMAS DE APRESENTAÇÕES CLÍNICAS GRAVES ASSOCIADAS A COVID‐19 EM POPULAÇÃO PEDIÁTRICA
Visits
2362
Glaucia Maria Lima Ferreira, Ylana Mara Santiago Galdino Portela, Natalia Arruda da Ponte Lopes, Cristiana Ferreira Rola, Joao Lino dos Santos Filh, Lia Cordeiro Bastos Aguiar, Ana Maria Luna Neri Benevides, Francisco José Cândido da Silva, Marllan Louise Matos Rodrigues, Melissa Soares Medeiros
Hospital São Camilo de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: O quadro clínico associado à COVID‐19 em pacientes pediátricos merece atenção pelos riscos de complicação grave, como a Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIMS) que se assemelha à Doença de Kawasaki. Sendo de extrema importância o diagnóstico precoce, considerando que o tratamento rápido reduz de forma significativa o risco de danos nas artérias coronárias.

Objetivo: Descrição do perfil de internação hospitalar de população pediátrica (idade <18 anos) em hospital de rede privada, com identificação de caos graves com complicação inflamatória, no período de 01 de maio a 29 de outubro de 2020.

Metodologia: Descrever as características clínicas, laboratoriais e da apresentação dos casos suspeitos de COVID‐19 em crianças e adolescentes internadas em hospital de referência, bem como a descrição dos casos graves sugestivos de SIMS (divisão em 7 grupos possíveis de sintomas: kawasaki‐like, disfunção miocárdica, choque, coagulopatia, gastrointestinal, pulmonar e neurológico).

Resultados: Nas unidades de terapia intensiva pediátricas foram internadas no total 89 crianças com suspeita de infecção por Sars‐Cov2, destas apenas 8 (8,9%) apresentaram PCR positivo no swab nasofaríngeo e 1 evoluiu para óbito. Na UTI neo foram isolados 8 neonatos com suspeita de covid‐19, sendo apenas um caso confirmado, e 4 evoluiram para óbito. Dentre os que apresentaram SIMS: 8 pacientes com síndrome kawasaki‐like, 6 pacientes com disfunção miocárdica, 2 pacientes fecharam critérios para choque, todos apresentaram alterações de provas laboratoriais de coagulação, no entanto nenhum paciente com resgistro de formação de trombo, 9 apresentaram sintomas grastrointestinais, 6 apresentaram sintomas respiratórios, e apenas 1 apresentou alteração vinculada ao sistema nervoso central.

Discussão/Conclusão: Evidenciamos baixa positividade no PCR dessa população pediátrica. Este estudo concentrou‐se em mostrar sintomas relacionados a covid 19 e SIMS, no intuito de se somar às pesquisas recentemente realizadas para que possamos ter um acervo com número suficiente de casos para melhor investigação e caracterização dos sintomas.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools