Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-484 - DIAGNÓSTICO DE INFECÇÃO DO SNC POR L. MONOCYTOGENES PELO FILMARRAY®
Visits
58
Renan Domingues, Estela Carabette, Maria Carvalho, Irineu Massaia, Myrna Monteiro, Marcio Vega, Alvaro Martins, Daiane Salomão, Tatiana Valesini, Carlos Senne
Senne Liquor Diagnósticos, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A Listeria monocytogenes (L. monocytogenes) é uma bactéria intracelular facultativa que pode atingir o sistema nervoso central (SNC), causando meningoencefalite e abscessos cerebrais. Os exames tradicionais geralmente resultam negativos devido ao tratamento com antibióticos ou ao baixo número de bactérias no líquido cefalorraquidiano (LCR), sendo, portanto, um diagnóstico desafiador.

Objetivo

Neste estudo avaliamos casos de L. monocytogenes identificados pelo FilmArray.

Método

: Avaliamos retrospectivamente dados de 2.502 amostras de LCR de pacientes com suspeita de infecção do SNC, nos quais o LCR foi submetido ao FilmArray® para diagnóstico. Os casos positivos para L. monocytogenes foram analisados. Foram descritos os achados liquóricos de citologia e bioquímica e também os resultados da análise microbiológica convencional.

Resultados

8 amostras de LCR (0,32%) foram positivas para L. monocytogenes. A celularidade mediana nestes casos foi de 853,4 cels/mm3 (90-2560 cels/mm3). Todos os casos tiveram neutrófilos no LCR (17%-78%). A proteína foi 146,5 mg/dL (69-263 mg/dL), a glicose de 30,5 mg/dl (12-238 mg/dL) e o lactato de 82,1 mg/dL (44,9-160,3 mg/dL). Em nenhum dos 8 casos a bacterioscopia foi positiva e a cultura foi positiva em apenas 2 casos (25%).

Conclusão

Os achados liquóricos das infecções por L. monocytogenes foram compatíveis com meningite bacteriana, com pleocitose com presença de neutrófilos, hiperproteinorraquia, hipoglocorraquia e aumento do lactato. Os resultados deste estudo corroboram a baixa sensibilidade dos métodos microbiológicos convencionais no diagnóstico desta infecção. Os métodos moleculares, em particular o FilmArray, constituem a principal ferramenta para o diagnóstico etiológico destes casos.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools