14° Congresso Paulista de Infectologia
More infoO HHV-6 causa uma doença febril benigna; no entanto, pode causar doenças do sistema nervoso central. A encefalite relacionada ao HHV-6 tem sido descrita em pacientes imunocomprometidos. Há evidências crescentes que associam o HHV-6 a casos de encefalite de causa desconhecida.
ObjetivoNeste estudo, avaliamos pacientes com infecção do SNC em que o HHV-6 foi detectado em líquido cefalorraquidiano pelo FilmArray.
MétodoAvaliamos retrospectivamente dados de 2.502 amostras de líquor de pacientes com suspeita de infecção do SNC, nos quais o LCR foi submetido ao FilmArray® para diagnóstico. Os casos positivos para HHV-6 foram analisados. Foram comparados os casos de detecção isolada do HHV-6 e os casos de coinfecção, sendo comparadas as características do LCR nestes dois grupos. As comparações estatísticas foram realizadas pelo teste do qui-quadrado.
Resultados96 amostras de LCR (3,8%) foram positivas para o HHV-6. Destas, 44 tiveram um segundo agente detectado pelo FilmArray (enterovírus = 42 casos, N. meningitidis = 1 caso e HSV-2 = 1 caso). Em 52 casos apenas o HHV-6 foi detectado. Entre os casos com coinfecção, todos tiveram LCR inflamatório, com uma celularidade de 355 cels/mm3 (10-3040 cels/mm3). Dentre os casos em que apenas o HHV-6 foi identificado, 17 não apresentaram alterações inflamatórias no LCR, com uma celularidade de 24 cels/mm3 (0-1200 cels/mm3). O percentual de casos com meningite nos dois grupos foi significativo (p < 0,0001).
ConclusãoMesmo levando-se em conta que a positividade do HHV-6 em LCR pode dever-se a uma contaminação a partir do sangue, a ocorrência de casos de LCR com meningite e com identificação apenas do HHV-6, sugere que o mesmo passa estar implicado no processo inflamatório, sendo, portanto, um possível agente causal de infecções do SNC.