14° Congresso Paulista de Infectologia
More infoA tuberculose intestinal é uma forma rara de tuberculose extrapulmonar causado pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que geralmente afeta os pulmões, mas pode se disseminar para outras partes do corpo incluindo o intestino. No cenário mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 10% dos casos de tuberculose extrapulmonar são de origem intestinal. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a forma intestinal representa de 1 a 3% dos casos notificados no país. Os sintomas comuns incluem dor abdominal, perda ponderal, diarreia e febre baixa. O diagnóstico é baseado na combinação de achados clínicos, exames de imagem, escarro e teste tuberculínico, e a confirmação definitiva é feita pela detecção do Mycobacterium tuberculosis em amostra de tecido ou fluido. O tratamento envolve uma combinação de medicamentos antimicrobianos e pode durar entre 6 e 9 meses.
ObjetivoRelatar caso de tuberculose intestinal em paciente com Síndrome de Down na Amazônia Ocidental decorrente de complicação de doença pulmonar ocasionada pela deglutição de escarro infectado.
ResultadosMulher 23 anos, portadora de trissomia do 21, procedente de Manicoré estado no Amazonas, com histórico de quadro arrastado de dor abdominal intermitente associado a episódios febris desde 2022, tendo evoluído com febre noturna diária, distensão abdominal e astenia. Após diversos atendimentos hospitalares foi realizado exame de imagem abdominal com presença de ascite moderada e implantes peritoneais. Procedida laparotomia exploratória em 24/01/23 sendo coletada amostra de líquido ascítico e fragmento de tecido implantado em intestino delgado para histopatológico o qual evidenciou processo inflamatório granulomatoso sugestivo de tuberculose sendo iniciada terapia para forma extrapulmonar. Durante tratamento apresentou hepatotoxicidade, sendo necessário a suspensão por uma semana e após, reintrodução droga a droga do esquema, evoluindo com boa tolerabilidade e regressão dos sintomas após finalização do tratamento. CONCLUSÃO: A tuberculose intestinal é uma manifistação extrapulmonar rara, subdiagnosticada e subnotificada devido aos sintomas inespecíficos que podem ser confundidos com outras doenças gastrointestinais. Portanto, é importante consider o diagnóstico em pacientes com sintomas gastrointestinais persistentes. Deste modo, o diagnóstico precoce e tratamento adequados são essenciais para prevenir complicações graves, tais como, perfuração, infecção intestinal e disseminação para outros órgãos.