Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-479 - DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO MÓVEL SOBRE TOXOPLASMOSE PARA GESTANTES
Visits
206
Natália Maria V. Pereira Caldeira, Emanuelle Medeiros Ribeiro, Nayara Gonçalves Barbosa, Flávia Azevedo Gomes-Sponholz, Lucila Castanheir Nascimento, Fernanda Maria V. Pereira Ávila, Ana Lúcia de Lima Guedes
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A toxoplasmose ocorre devido a exposição às formas infectantes do Toxoplasma gondii. Na ausência de tratamento, o risco de transmissão intrauterina pode chegar a 65% no terceiro trimestre. Cerca de 35% das crianças acometidas apresentam sequelas e comprometimento neurológico; 80% apresentam lesões oculares. A ausência de recursos tecnológicos específicos para auxiliar gestantes na prevenção e no autocuidado diante da toxoplasmose representa uma lacuna significativa no campo da saúde materno-infantil.

Objetivo

Desenvolver um protótipo de aplicativo móvel sobre toxoplasmose para gestantes.estudo metodológico, realizado em um ambulatório de um serviço de referência em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Para a geração do conteúdo, foi utilizado o desenho centrado no usuário (user-centered design - UCD), conduzido por meio de Grupos Focais (GF) ou entrevistas individuais. A etapa de elaboração do conteúdo do aplicativo contou com a participação de gestantes, mães de crianças com toxoplasmose congênita em todas as fases do processo de desenvolvimento e mães que soroconverteram durante a gestação. Ainda, para o desenvolvimento do conteúdo informativo utilizou-se uma revisão sistemática da literatura bem manuais do Ministério da Saúde.

Método

Estudo metodológico, realizado em um ambulatório de um serviço de referência municipal. Para a geração do conteúdo, foi utilizado o desenho centrado no usuário (user-centered design - UCD), conduzido por meio de Grupos Focais (GF) ou entrevistas individuais. A etapa de elaboração do conteúdo do aplicativo contou com a participação de gestantes e mães com histórico de toxoplasmose. Ainda, para o desenvolvimento do conteúdo informativo utilizou-se uma revisão da literatura.

Resultados

Foram entrevistadas 40 mulheres. A partir da análise das respostas, emergiram duas categorias. Categoria 1. identificação das necessidades e do conhecimento; a maioria das participantes demonstraram conhecimento mínimo sobre o assunto. Categoria 2. o aplicativo que eu imagino; neste momento foram mencionados alguns aspectos e conteúdos que elas julgavam ser essenciais, tais como facilidade de acesso, linguagem compreensível, o que é toxoplasmose, sintomas, dentre outros.

Conclusão

O protótipo do aplicativo “Toxoprevent” foi elaborado considerando-se a literatura pertinente bem como a necessidade da população-alvo. A utilização do referido aplicativo fornecerá subsídios para capacitar as usuárias por meio de informações e recursos essenciais para uma melhor gestão de sua saúde.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools