Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-419 - AMPLIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO AO HIV (PEP) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE PORTO ALEGRE/RS
Visits
79
Lara Colles Oliva Araújo, Luciana Silveira Egres, Daila Alena Raenck da Silva, Raphael Silva Pires
Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

Porto Alegre é a capital com um dos cenários epidemiológicos mais críticos no que tange aos indicadores de HIV e Aids no Brasil. Em 2022, ocupou o terceiro lugar no Boletim Epidemiológico Nacional de 2023 na taxa de detecção para o HIV (47,9 casos por 100 mil habitantes) e o primeiro no coeficiente de mortalidade por Aids (23,8 óbitos por 100 mil habitantes). O acesso às estratégias de prevenção combinada, como a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), é central para promover mudanças neste cenário. Tendo em vista que a PEP é uma urgência médica que deve ser iniciada em até 72 horas após a exposição, torna-se fundamental a ampliação e descentralização do seu acesso por meio da oferta em outros locais além dos Serviços de Atenção Especializada (SAE), como as unidades de Atenção Primária à Saúde (APS).

Objetivo

Qualificar os profissionais da APS de Porto Alegre sobre a PEP para promover a ampliação do acesso a esta estratégia de prevenção combinada no município.

Método

Trata-se de um relato de experiência sobre o processo de educação continuada realizado com os médicos e enfermeiros da APS de Porto Alegre em 2023 realizados pela Coordenação de Atenção à Tuberculose, IST, HIV/Aids e Hepatites virais com participação dos médicos e enfermeiros dos SAE.

Resultados

A capacitação foi realizada nas 04 coordenadorias (Norte, Leste, Sul e Oeste) e contemplou as 16 unidades de saúde da APS de turno estendido (Funcionamento até 22 horas) do município. Ao todo, foram capacitados 74 profissionais de saúde, entre médicos(as) e enfermeiros(as). Após a capacitação, foi oportunizado o matriciamento dos profissionais capacitados com especialistas dos SAEs do município para sanar possíveis dúvidas durante os atendimentos. Pode-se observar, de acordo com o painel PEP, uma tendência no aumento das prescrições desta profilaxia quando comparado aos anos de 2022 (3.182) e 2023 (3.673).

Conclusão

Tendo em vista o grave cenário epidemiológico de Porto Alegre frente ao HIV e a Aids, faz-se de suma importância a expansão e diversificação do acesso à PEP. Portanto, a capacitação de 100% das US de turno estendido configura-se como uma importante via de redução dos novos casos de HIV no município.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools