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Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
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Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
ÁREA: EDUCAÇÃO EM INFECTOLOGIA
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EP-398 - O ENSINO DA INFECTOLOGIA ATRAVÉS DE JOGOS: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
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Amanda Aparecida da S. Machado, Flávia de Almeida Souza, Bárbara Hasselmann F. de Oliveira, Matheus de Campos Medeiros, Felipe Cesar Freire
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
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Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

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Introdução

A prática educativa em saúde incorpora a ideia de direção e intencionalidade, objetivando um projeto de sociedade, que tem como base situações de saúde de grupos sociais, mas com uma relação dialógica pautada na horizontalidade entre os seus sujeitos, onde profissionais como usuários aprendem e ensinam.

Objetivo

Relatar a criação de um jogo da memória sobre vírus causadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis criado como produto de uma disciplina de pós-graduação Stricto Senso em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Programa de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz na Fundação Oswaldo Cruz.

Método

Em 2024 os alunos de Pós-Graduação de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Programa em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz na Fundação Oswaldo Cruz, fizeram a disciplina de Doenças Virais e Bacterianas e foram convidados à produção de um material para encerramento da mesma e que fosse uma devolutiva à sociedade pelo aprendizado obtido na pós-graduação. Os 5 discentes médicos da turma (4 mestrandos e 1 doutorando) se debruçaram na construção de um Jogo da Memória, intitulado: “Memórias do IOC”, entregue à professora da disciplina, sobre alguns vírus causadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis vistos ao longo da disciplina. Os pares de cartas tinham de um lado a imagem do vírus e na outra uma descrição sobre o mesmo, no intuito de promover o aprendizado para quem o jogue.

Resultados

A criação de um jogo para o aprendizado de Infectologia e este ser compartilhado com a sociedade é a certeza que a educação em saúde deve ser uma prática dentro das instituições de saúde e no cotidiano de seus profissionais. Além disso, a forma lúdica que o jogo trabalha proporciona um melhor e um fácil entendimento da população sobre o processo saúde-doença no que tange às doenças infecciosas e parasitárias.

Conclusão

É de extrema importância democratizar o conhecimento em Infectologia para que chegue à população de uma forma que seja de fácil compreensão. Desta forma a utilização de jogos interativos, como o jogo da memória e outros, pode ser uma ótima estratégia para auxiliar na educação em saúde.

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