Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-376 - DO BISTURI AO ALGORITMO: O INSTITUTO ADOLFO LUTZ REINVENTA A PATOLOGIA
Visits
153
Carlos Pires F. Jr Takahashi, Juliana Possatto F. Takahashi, Paulo Sergio Padua de Lacerda, Cinthya dos Santos C. Borges, Camila Santos da Silva Ferreira, Juliana Mariotti Guerra, Leonardo José Tadeu de Araujo
Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, SP, Brasil
Centro Universitário Sumaré, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

Repositórios de amostras biológicas e bancos de dados ricos em informações impulsionam pesquisas inovadoras na área da saúde, catalisando estudos de ponta, validação de descobertas e colaboração global. Metadados detalhados garantem análises precisas, acesso facilitado a amostras e integração com outras fontes de dados, promovendo pesquisas inovadoras e impactantes. O renomado Instituto Adolfo Lutz (IAL), referência em saúde pública, abraça a era da Patologia Digital (PD) no Centro de Patologia (CP) em busca da excelência diagnóstica e do fomento à pesquisa de vanguarda.

Objetivo

Através da implementação estratégica da PD, o CP-IAL se prepara para transformar a forma como o diagnóstico, o ensino e a pesquisa são realizados, impulsionando o avanço da medicina e contribuindo para o bem-estar da sociedade.

Método

A implementação da PD será realizada de forma estratégica e gradual para garantir o sucesso da iniciativa e a otimização dos recursos disponíveis: (A) Análise profunda do fluxo de trabalho e dos recursos humanos, mapeando áreas de aprimoramento e oportunidades para a implementação da PD; (B) Desenvolvimento de um sistema piloto de armazenamento de dados (MySQL), alimentado por requisições, laudos e imagens emitidos a partir de 2017; (C) Uma aplicação web em PHP será desenvolvida para facilitar o acesso, cadastro, consulta e modificação das informações; (D) Aquisição de equipamentos de digitalização e softwares de análise de imagens; (E) treinamentos e capacitações internas; (F) Implementação piloto em áreas selecionadas e expansão gradual para outras áreas do CP-IAL.

Resultados

A fase atual do projeto está focada no desenvolvimento do modelo relacional de dados, fundamental para organizar e representar as relações entre as informações. Inicialmente, foram utilizados dados de pacientes com diagnóstico clínico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), cujas amostras foram encaminhadas ao CP para identificação do agente etiológico.

Conclusão

A implementação da Patologia Digital no Centro de Patologia do Instituto Adolfo Lutz trará resultados transformadores, como a redução do tempo de análise de amostras, maior precisão nos diagnósticos, telediagnóstico, fomento à pesquisa e modernização da infraestrutura, consolidando o CP-IAL como referência na era da medicina digital.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools