14° Congresso Paulista de Infectologia
More infoÉ crucial que enfermeiras(os) façam a investigação de sífilis na gestação, tendo sido proporcionada sua abordagem desde o início da formação.
ObjetivoDescrever uma aula de simulação realística sobre investigação de sífilis na gestação para estudantes de graduação de Enfermagem.
MétodoRelato de experiência de uma simulação realística que teve por objetivo identificar quais são as condutas de investigação e rastreio no pré-natal de uma pessoa gestante com suspeita de sífilis na gestação. Seguiu-se as etapas: identificação do conteúdo, elaboração de um pré-briefing, briefing, execução do cenário, e avaliação da simulação realística por um grupo de especialistas (juízes) em sífilis e saúde coletiva. Cinco juízes avaliaram a aplicabilidade e relevância do conteúdo e da metodologia proposta, com base num questionário likert. Após a adequação conforme avaliação, a aula de simulação foi realizada com 50 alunos do 7° semestre do curso.
ResultadosNo pré-briefing os estudantes recordaram a aula teórica de sífilis, identificando as ações do enfermeiro para investigação de sífilis congênita no contexto de pré-natal. No briefing, a partir de um caso problema de gestante mulher cis adulta, estudantes voluntários desempenharam papéis de enfermeiro e usuária; no debriefing os estudantes foram conduzidos a responderam perguntas que direcionam às etapas da investigação de sífilis. Total de horas: briefing 30 min + cenário 20 min + debriefing 40 min).
ConclusãoA simulação realística mostrou ser uma metodologia interessante ao proporcionar o resgate de conhecimentos sobre sífilis na gestação, a identificação dos pontos principais de uma investigação de caso de sífilis na gestação e demonstrar as habilidades procedimentais e comportamentais necessárias à enfermeira(o) para a realização de um atendimento clínico e investigativo.