Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-373 - COMPLICAÇÃO ENDÓCRINO-METABÓLICA DE TUBERCULOSE PULMONAR: SIHAD
Visits
38
Antonio Sérgio Mathias, Juliana Moreno Guerra C. Nisinaga, Lorena Cristine Rodrigues de Oliveira, Lilian C. De C. Machado, Aldir Alves de Azevedo Filho, Flavio Gnecco Lastebasse, Maria Inês B. de André Valery
Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A tuberculose é uma doença que pode se apresentar com diversidade clínica, mimetizando outras patologias, a depender do órgão acometido. Dentre os casos, 90% apresentam a forma pulmonar, manifestando-se com tosse prolongada, astenia, fadiga, e perda de peso, raramente apresentaram manifestações endócrino metabólicas, porém são descritas: insuficiência adrenal, secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIHAD), hipercalcemia, tireoidopatias e hipopituitarismo. A SIHAD, ocorre por mecanismos patológicos em que o aumento do hormônio vasopressina, acarreta em inibição da diurese e consequentemente diluição do sódio.

Objetivo

O presente trabalho busca contribuir com a comunidade científica, relatando manifestação incomum da tuberculose pulmonar.

Método

Relato de caso realizado no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo - IAMSPE, aplicado o Termo de Comprometimento Livre e Esclarecido.

Resultados

Masculino, 67 anos, hipertenso, diabético tipo 2, em uso de losartana e metformina, interna em enfermaria de Doenças do Aparelho Respiratório para tratamento de Tuberculose Pulmonar, em uso do esquema RIPE, dose otimizada. Evolui com hiponatremia de 118 mg/dl, assintomático, de forma crônica. Exames laboratoriais revelam hiponatremia hiposmolar, osmolaridade sérica de 258 mOsm/L, osmolaridade urinária 344 mOsm/Kg, paciente euvolêmico, com perda urinária de sódio, ACTH, função tireoideana e cortisol, dentro dos valores de referência, marcadores tumorais dentro da normalidade e sorologias negativas. Exames de imagem revelam tomografia de tórax com árvore em brotamento e caverna, tomografia de abdome sem alterações, após descartar outras causas, diagnosticando SIADH. Paciente sendo assistido por equipe multidisciplinar de nefrologia, endocrinologia e nutrição. Iniciou reposição com salina hipertônica, restrição hídrica, diuréticos e continuidade do tratamento para tuberculose pulmonar.

Conclusão

As manifestações endócrino-metabólicas da tuberculose não são levadas em consideração pela maioria dos profissionais. A SIHAD, um distúrbio metabólico que pode ser fatal, merece atenção e individualização. Após tratamento para causa base, paciente apresenta melhora de natremia.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools