14° Congresso Paulista de Infectologia
More infoA Síndrome de Ramsay Hunt é causada pela reativação do vírus varicela zoster (VVZ) latente no gânglio geniculado, caracterizada pela tríade de otalgia, lesões vesiculares em canal auditivo e paralisia facial ipsilateral. O acometimento laríngeo do VVZ é uma afecção rara. As complicações relacionadas a este vírus são mais comuns em pacientes imunocomprometidos.
ObjetivoRelatar um caso de Síndrome de Ramsay Hunt e acometimento laríngeo em uma PVHA.
MétodoEstudo analítico do tipo relato de caso.
ResultadosHomem, 52 anos, PVHA em terapia antirretroviral há 5 meses (CD4: 246 cél/mm³, carga viral indetectável) e Sarcoma de Kaposi aguardando propedêutica oncológica. Procura o Hospital das Clínicas de Pernambuco com queixa de otalgia à direita, odinofagia e episódios de febre (38°C) há 2 dias. Apresenta lesões polimórficas vesiculares, pustulosas e crostosas em pavilhão auditivo e região retroauricular direitas com hiperemia, edema e otorreia e paralisia facial periférica à direita (escala de House-Brackmann grau IV). A videolaringoscopia demonstrou vesículas e ulcerações em região faríngea e supraglótica à direita, incluindo metade da epiglote, seio piriforme e aritenoide à direita. Tomografia de crânio, sem alterações, e Tomografia de mastoides, com material de densidade de partes moles em células da mastoide direita e membrana timpânica ipsilateral espessada. A audiometria indicou perda auditiva mista de grau leve à direita. Obteve o diagnóstico de Síndrome de Ramsay Hunt e Herpes Zoster laríngeo com infecção bacteriana secundária. Realizado aciclovir 10mg/kg 8/8h endovenoso por 14 dias, dexametasona 4mg 8/8h EV por 7 dias, bem como antibióticoterapia de amplo espectro. Evoluiu com melhora significativa com alta para seguimento ambulatorial.
ConclusãoO caso apresenta características clássicas da Síndrome de Ramsay Hunt, com manifestações laríngeas, destacando a gravidade potencial em pacientes imunocomprometidos, que podem desenvolver formas mais disseminadas do Herpes Zoster. Ressalta-se a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado para reduzir complicações e melhorar o prognóstico.