Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-342 - RELATO DE CASO DE ENDOCARDITE POR LACTOCOCCUS GARVIEAE: UM DESAFIO ÀS PARTICULARIDADES SÓCIO DEMOGRÁFICAS BRASILEIRAS
Visits
271
Rafaela Grimberg Hamer, Jéssyca Amanda Gomes Medeiros, Alex de Oliveira Dillon, Melina Destri Garcia, Jessika Aparecida Barbosa, Luciana Souza Jorge, Anderson Caetano da Silva
Santa Casa de Misericórdia de Barretos, Barretos, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A endocardite infecciosa é uma doença infecciosa rara, com alta taxa de mortalidade, sendo fundamental o diagnóstico e tratamento precoce no ambiente hospitalar para assegurar um bom prognóstico. A maioria dos quadros são provocados por bactérias típicas (Streptococcus, Staphylococcus e Enterococcus). Porém, agentes atípicos não devem ser negligenciados, pois o diagnóstico tardio pode ter consequências graves. O Lactococcus garvieae é um coco gram positivo com capacidade de contaminação em humanos pelo consumo de peixe cru, sendo descrito em apenas 25 casos de endocardite infecciosa no mundo.

Objetivo

Relatar um caso de Endocardite Infecciosa provocada por um patógeno raro no Brasil e discutir os desafios e complexidades do diagnóstico, prognóstico e plano terapêutico.

Método

: As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário e revisão da literatura dos casos já descritos.

Resultados

Homem, 81 anos, com histórico de cirurgia prévia no trato gastroinstestinal e consumo habitual de peixes, apresentou quadro de rebaixamento do nível de consciência, febre e dor abdominal com necessidade de internação hospitalar para investigação etiológica. Foi estabelecido diagnóstico de endocardite infecciosa de acordo com os critérios de Duke modificados, pontuando 1 critério maior e 3 critério menores, sendo esses respectivamente presença de alteração típica em ecocardiograma, duas hemoculturas positivas e confirmadas com mais duas amostras de sítios diferentes para Lactococcus garvieae, febre e fenômeno vascular associado. Dessa forma, foi instituído tratamento com antibioticoterapia empírica com oxacilina, ampicilina e gentamicina por 28 dias. O paciente apresentou melhora do quadro e possibilidade de alta hospitalar.

Conclusão

O diagnóstico de endocardite pelo Lactococcus garvieae é um desafio, principalmente devido à dificuldade técnica de isolamento do patógeno, que é considerado raro, e à baixa disponibilidade de recursos em locais com maior consumo de peixes, como regiões litorâneas e ribeirinhas. Acredita-se que pode haver um subdiagnóstico dessa patologia no Brasil. A diversidade cultural e populacional interferem na dispersão e variabilidade epidemiológica das doenças infectocontagiosas no território nacional e precisam ser consideradas para melhor orientação e ampliação de investimentos e direcionamento recursos diagnóstico e terapêuticos de infecções ameaçadoras à vida, como a endocardite infecciosa.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools