Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
ÁREA: MICROBIOLOGIA
Full text access
EP-310 - TERBINAFINA EM POLÍMERO ACRÍLICO PARA O TRATAMENTO DA ONICOMICOSE EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE: UM ESTUDO CLÍNICO DE FASE II
Visits
158
Jeanne Marie Queiroz Borges Bersano, Matheus Gobbo Cordeiro, Juliana Mozer Sciani, Iara Lúcia Tescarollo, Fernando Augusto Lima Marson
Universidade São Francisco (USF), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

Onicomicoses são infecções das unhas causadas por fungos dermatófitos, fungos não dermatófitos e leveduras. Pacientes com doença renal crônica dialítica fazem parte da população que apresenta índices mais elevados dessa doença devido, principalmente, a imunodepressão.

Objetivo

Avaliar a segurança e o potencial de eficácia de um tratamento que combina desbridamento ungueal com o uso de unhas de gel acrílico carreando terbinafina na [2%].

Método

Foram incluídos pacientes do Centro de Hemodiálise de um Hospital Universitário em Bragança Paulista. Os pacientes incluídos apresentavam onicomicose em hálux com formas clínicas cujo tratamento envolvia a necessidade de desbridamento ungueal. Após o procedimento de desbridamento foi aplicada uma prótese ungueal confeccionada com gel de reconstrução acrílico e terbinafina. O procedimento foi renovado a cada 14 dias durante 11 meses. O exame micológico direto e a cultura fúngica foram realizados no início do estudo e 30 dias após a interrupção das aplicações. A avaliação da resposta clínica e cura foi realizada ao final do estudo. Os participantes responderam a um questionário sobre a percepção do tratamento.

Resultados

Dentre um total de 155 pacientes, foram identificados 64 indivíduos com quadro sugestivo de onicomicose em háluces. Entre eles, 35 apresentaram exame micológico direto positivo e realizaram cultura fúngica. Desse grupo de pacientes, foram selecionados 24 com formas clínicas cujo tratamento envolvia a necessidade de desbridamento ungueal. Apenas 15 indivíduos completaram o estudo sendo que 5 mantiveram a positividade na cultura para fungos na presença de exame micológico direto negativo e 1 apresentou exame micológico direto positivo, porém com uma cultura negativa. Dentre aqueles com cultura fúngica positiva, 3 apresentaram microrganismos diferentes daqueles isolados nos exames iniciais. Cinco participantes apresentaram resposta clínica, 4 cura clínica e 3 cura completa. Um total de 12 participantes relataram a percepção de que as unhas estavam com uma melhor aparência durante o tratamento.

Conclusão

A aplicação de terbinafina veiculada em gel de reconstrução acrílico aplicadas após o desbridamento de formas moderadas e graves de onicomicose apresentou baixa eficácia como tratamento isolado. Por outro lado, a maioria dos pacientes tiveram uma boa percepção sobre a aparência de suas unhas, mesmo quando este não resultou em melhora clínica aparente ou cura completa.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools