Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
ÁREA: INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE – IRAS
Full text access
EP-298 - CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL MICROBIANO DAS INFECÇÕES PRIMÁRIAS DE CORRENTE SANGUÍNEA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO
Visits
245
Caroline Hermann, Luana Graziely Parra da Silva, Gilselena Kerbauy, Andressa Midori Sakai Radighieri, Renata Pires de Arruda Faggion, Laura Alves Moreira Novaes, Renata Aparecida Belei
Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

Cateteres venosos são essenciais na assistência à saúde, principalmente em unidades de terapia intensiva. O risco de infecção relacionada ao acesso venoso está associado à técnica de inserção, à solução infundida, métodos de barreira de precaução para inserção e manipulação do cateter, tempo de permanência e tipos de cateteres utilizados. Neste cenário os Enterococcus emergiram como patógenos de grande importância clínica são bactérias gram-positivas que possuem mecanismos para ao trato gastrointestinal do ser humano como a citolisina, adesinas e vias de utilização de carbono e enzimas permitindo a colonização de várias áreas intestinais.

Objetivo

Caracterizar o perfil microbiano das infecções primárias de corrente sanguínea em pacientes hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital de Ensino no Norte do Paraná.

Método

Estudo epidemiológico retrospectivo, no período de janeiro de 2023 a janeiro de 2024, caracterizando o perfil microbiano das infecções primárias de corrente sanguínea conforme critérios da ANVISA (2023). Todas as culturas foram elegíveis pela nota técnica Resolução SESA n°823/2021, sendo realizada a identificação da espécie microbiana e o perfil de resistência aos antimicrobianos pelo laboratório de microbiologia do próprio hospital. Os dados foram fornecidos pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e coletados por meio de prontuários eletrônicos. Os dados foram tabulados em planilhas do programa Microsoft Office Excel para análise descritiva.

Resultados

Dos 34 pacientes internados em unidades de terapia intensiva diagnosticados com infecção primária de corrente sanguínea associadas à assistência em saúde 21 eram do sexo masculino (61,77%) e 13 do sexo feminino (38,23%). Foram identificados os agentes etiológicos E. faecalis em 20 casos (58,82%), E. faecium em 9 casos (26,47%), Enterococcus sp em 3 casos (8,82%) e E. cloacae em 2 casos (5,88%) com predomínio da resistência à vancomicina em 13 casos (38,23%).

Conclusão

Este estudo evidenciou o predomínio de E. faecalis nas Infecções Primárias de Corrente Sanguínea e a resistência à Vancomicina. A resistência de Enterococcus à vancomicina está relacionada ao uso inadequado da terapia farmacológica e práticas ineficazes nocuidado com o paciente, e neste contexto o E. faecalis tem se destacado mundialmente. Ademais, a contaminação cruzada pela inadequada higienização das mãos dos profissionais de saúde caracteriza risco direto para o aumento de infecções.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools