Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
ÁREA: EPIDEMIAS E DOENÇAS EMERGENTES
Full text access
EP-258 - SORO-PREVALÊNCIA DO HTLV-1 E -2 EM SERVIÇO DE REFERÊNCIA
Visits
209
Alice Tobal Verro, Milena Polotto de Santi, Fernanda Modesto T. Binhardi, Cássia Fernanda Estofolete
Hospital de Base (HB), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), São José do Rio Preto, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

O HTLV-1 afeta cerca de 10 milhões de indivíduos em todo o mundo, sendo que o Brasil abriga aproximadamente 2,5 milhões de casos de HTLV-1 e -2. A infecção pelo HTLV-1 tem sido associada a uma ampla gama de doenças, incluindo leucemia de células T do adulto (LTA), bem como condições inflamatórias não neoplásicas, como uveíte, artrite reumatoide e síndrome de Sjögren. O conhecimento da prevalência de indivíduos soropositivos não apenas é uma estratégia de prevenção de transmissão, como também pode contribuir para monitoramento de manifestações clínicas.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi elucidar a prevalência de HTLV-1 e HTLV-2 em São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil, e fatores correlacionados.

Método

Este é um estudo transversal descritivo para investigar a prevalência do vírus HTLV na região de São José do Rio Preto, no período de março de 2015 a maio de 2023. Foram avaliadas 3.943 amostras de soro para presença de anticorpos contra o vírus HTLV. Dados demográficos e clínicos como sexo, idade, sorologia para hepatite B, hepatite C e HIV foram obtidos no banco de dados do Instituto Adolfo Lutz, informados no momento da admissão da amostra. Tais variáveis foram posteriormente submetidas à análise descritiva e inferencial. Todas as análises estatísticas foram realizadas utilizando o pacote de software SPSS Statistics.

Resultados

Das 3.943 amostras testadas, 52 positivas para HTLV, 31 foram reagentes para HLTV-1 (59,62%), 15 para HTLV-2 (28,85%) e 6 resultaram indeterminadas (11,54%). Os pacientes sororreagentes eram predominantemente adultos (98,08%), com média de idade de 48 anos (± 10,31 anos), variando de 1 a 68 anos, e em sua maioria do sexo masculino (67,31%; p = 0,013). Apenas 10 destas amostras reagentes (19,2%; p < 0,001) não estavam coinfectadas com HIV. Além disso, 22 amostras foram positivas para hepatite C (p = 0,267) e 5 foram reagentes para hepatite B (p < 0,001).

Conclusão

Nota-se que dentre as amostras testadas para HTLV, a grande maioria havia sido solicitada justamente para pacientes já com infecção pelo HIV, demonstrando que a infecção por HTLV é lembrada apenas em grupos específicos. Os achados desse estudo demonstram a fragilidade do conhecimento e do monitoramento das infecções pelo HTLV na população em geral.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools