Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-215 – QUAIS OS DESAFIOS NO DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE COM DERRAME PLEURAL E PERICARDITE?
Visits
150
Daniel Freitas dos Santos, Alana Suelen de Lima Bozzi, Guilherme Gimenes de Oliveira, Ana Paula Valente Mafetano, Somnia Marlene Cardogan Piraggini
Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Campus Guarujá, Guarajá, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, com diversas manifestações clínicas e complicações. Tem alta prevalência no Brasil, sendo a Baixada Santista a região mais afetada do estado de São Paulo. O derrame pleural e a pericardite são complicações com morbidade significativa. Este relato de caso destaca a complexidade do diagnóstico e conduta terapêutica da TB complicada.

Objetivo

O objetivo deste relato é ilustrar a relevância e os desafios clínicos diante de um caso complexo de TB pulmonar com complicações.

Método

O método empregado neste estudo inclui um relato de caso detalhado do paciente. As informações foram coletadas a partir dos prontuários médicos, exames de imagem e resultados laboratoriais.

Resultados

Paciente admitido no PS de uma cidade da Baixada Santista, apresentando dor torácica e dispneia há três dias. A tomografia (TC) de tórax inicial revelou derrame pleural encistado à direita. Durante a internação, o paciente apresentou piora do padrão respiratório. Foi encaminhado para o hospital de infectologia de referência, onde foi internado na UTI. A TC de tórax subsequente mostrou piora do infiltrado pulmonar, com comprometimento de 90% do pulmão e derrame pleural bilateral. Além disso, foi identificado derrame pericárdico com calcificação do pericárdio. Exames complementares: ecocardiograma com fração de ejeção de 63%, derrame pericárdico e espessamento da parede pericárdica. Broncoscopia: lavado brônquico normal. Cultura revelou S. aureus, P. aeruginosa e Enterobacter. Pesquisa de BAAR detectou traços de M. tuberculosis. O diagnóstico inicial foi de pneumonia. Com a evolução dos achados clínicos e laboratoriais, o diagnóstico final foi de tuberculose pulmonar, complicando com pericardite constritiva e infecção bacteriana secundária. O tratamento instituído: Ceftazidima, Vancomicina e Meropenem, além do uso do Coxcip. Utilizou-se ainda anti-inflamatórios. Foi avaliado pela cirurgia torácica que indicou a realização de pericardiectomia.

Conclusão

Este caso destaca as dificuldades de se realizar o adequado diagnóstico em caso de TB pulmonar complicada. A coexistência de infecções bacterianas secundárias tornou desafiadora a elucidação do caso, visto que a conduta terapêutica adotada é determinada pelo correto diagnóstico. O derrame pleural e a pericardite constritiva são complicações que enfatizam a importância do contexto epidemiológico na elucidação diagnóstica, bem como a necessidade do envolvimento multidisciplinar.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools